FIA GT – Pit Stop Challenge é incentivo a mais aos mecânicos do BMW Team Brasil
quarta-feira, 22 de maio de 2013 às 14:59
Pit Stop da BMW Team Brasil
Um campeonato paralelo às disputas do FIA GT Series 2013 tem motivado os mecânicos de todas as equipes do mundial de turismo. E não é para menos, estamos falando do Pit Stop Challenge. O desafio premia com dois mil euros, em cada etapa, o time de mecânicos que tiver o melhor desempenho do fim de semana, somando o resultado do pit stop da corrida classificatória e da principal. Ao final da temporada 2013, será conhecida a equipe de mecânicos mais eficiente e rápida na troca de pneus e pilotos, durante as seis rodadas duplas do ano. Os campeões ainda recebem um troféu especial da organização.
E este novo desafio para o BMW Sports Trophy Team Brasil tem motivado os mecânicos da equipe brasileira. Tanto que, durante as etapas e, mesmo agora, com a pausa no calendário, o time tem dedicado algumas horas para treinar o pit stop e a troca de pneus.
Segundo o regulamento da categoria, o tempo de pit stop começa a ser contabilizado a partir do momento da entrada no box. O tempo da parada em si (a troca de pilotos e pneus) e a saída do box também entram na conta. Ao final de cada etapa, as equipes vão somando pontos para essa competição de pit stop. O time brasileiro sabe que são nos pequenos detalhes que se ganha ou se perde segundos preciosos. E, por isso, a equipe comandada por Washington Bezerra, tem feito constantes treinos, para que no momento das corridas, tudo aconteça da melhor forma e no menor tempo.
Washington Bezerra, chefe da equipe brasileira, faz uma breve avaliação do trabalho de seus mecânicos. “Nosso desempenho nos pit stops já melhorou muito. Começamos o ano em 31 segundos, já conseguimos chegar aos 25 na corrida, e nos treinamentos alcançamos a marca de 21 segundos. O ideal é 19, que é onde queremos chegar. Temos trabalhado constantemente para baixar a nossa marca”, considerou.
A atividade, fundamental e muitas vezes decisiva nas corridas do FIA GT Series, parece simples, mas é bem desgastante. E exige bom preparo físico dos mecânicos. Apesar de a equipe ter concentrado muitos esforços nos treinamentos, há todo um cuidado e estratégia para fazer com que os treinos sejam produtivos.
“Não adianta querer treinar duas ou três horas por dia, direto. O pit stop é algo que cansa. Afinal, cada conjunto de roda e pneu tem o peso superior aos 10 kg, e há momentos em que os mecânicos precisam carregar duas rodas ao mesmo tempo. Então, procuramos treinar todos os dias, em um período curto de tempo, com muitas repetições. Treinamos um pouco, e depois todos juntos analisamos onde ainda dá para melhorar, todo mundo contribui com ideias”, observou Bezerra.
Os mecânicos do BMW Z4 #21 de Ricardo Zonta e Sérgio Jimenez ocupam a oitava colocação na classificação do Desafio de Pit Stop, enquanto que o outro carro do time brasileiro, dos pilotos Cacá Bueno e Allam Khodair, está em 14º. Os líderes da disputa são os mecânicos do Audi R8 LMS #13, de Edward Sandström e Frank Stippler, que foram os mais rápidos em três das quatro corridas disputadas até o momento. A contagem dos pontos ainda não foi divulgada oficialmente pela categoria.
Nos dias 6 e 7 de julho, em Zandvoort, na Holanda, as equipes terão mais uma chance para mostrar suas habilidades no pit stop.
Classificação do Desafio de Pit Stop – após duas etapas:
1) 13 Belgian Audi Club Equipe WRT
2) 11 Belgian Audi Club Equipe WRT
3) 12 Equipe WRT
4) 10 Sebastien Loeb Corrida
5) 5 Phoenix Corrida
6) 24 Reiter Lamborghini Blancpain
7) 1 HTP gravidade Charouz
8) 21 BMW Sports Trophy Team Brasil
9) 2 HTP Gravidade Charouz
10) 9 Sebastien Loeb Corrida
11) 14 Novadriver
12) 51 AF Corse
13) 28 SMS Seyffarth Motorsport
14) 0 BMW Sports Trophy Team Brasil
15) 6 BMW Sports Trophy Equipe Índia pela Team Índia
16) 35 Nissan GT Academy equipe RJN
Team Índia
16) 35 Nissan GT Academy equipe RJN
antonio pizzonia, autoracing, bmw team brasil, cacá bueno, GIA GT, holanda, mecanicos, pit stop challenge
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.