FIA fecha brechas que beneficiaram Hamilton e Verstappen em 2024

segunda-feira, 3 de março de 2025 às 16:01

Mercedes e Red Bull

De acordo com a Autosport a FIA está se movendo para fechar duas brechas em soas regras antes da temporada de F1 de 2025, que beneficiaram Max Verstappen e Lewis Hamilton na temporada passada. O artigo 26.10 do código esportivo da F1 foi alterado para permitir que o diretor de corrida da F1 ordene que um piloto pare imediatamente se seu carro tiver sofrido “danos significativos e óbvios num componente estrutural, ou falha ou defeito significativo”.

Também foi dito que o artigo 43.8 foi alterado para declarar que “todos os carros que saem do pitlane capazes de fazê-lo devem sair do pitlane e entrar na volta de formação”.

Sob as regras anteriores, os carros só tinham permissão para sair de suas garagens quando o grid estava se formando e não eram obrigados a participar da volta de formação. Hamilton largou do pitlane após trocar sua UP no GP do Azerbaijão em Baku. Como resultado, ele não precisou fazer uma volta de formação e, portanto, manteve seus pneus mais novos. O britânico tinha a vantagem de começar com o pneu duro na parte de trás, não tendo sido obrigado a fazer uma volta de formação, e recuperou 11 posições para terminar em nono e marcar dois pontos para a equipe. Mas o Artigo 43.8 das regras esportivas da F1 foi alterado, o que significa que quem largar do pitlane deve entrar na volta de formação antes de entrar novamente nos boxes para se preparar para começar a corrida.

Esta regra elimina duas outras brechas, pelas quais os pilotos em corridas com pista molhada poderiam trocar rapidamente seus pneus antes da corrida enquanto outros estavam na pista fazendo sua formação. Além disso, erradica a vantagem obtida com uma largada abortada, onde uma volta extra de combustível poderia ser economizada para usar uma mistura de combustível mais alta na corrida.

Mais poderes ao diretor de prova

Além disso, a FIA autorizou o diretor de corrida Rui Marques a forçar os pilotos a parar seus carros na pista para evitar deixar detritos na pista e aumentar o risco de furos para outros pilotos. O relato cita fontes da FIA que afirmam que nenhum incidente específico de corrida foi usado como evidência. No entanto, a Red Bull e Verstappen foram claramente beneficiados pelas regras quando Sergio Perez bateu durante o GP do Canadá de 2024.

O dano sofrido pelo mexicano após a troca para pneus slicks e retornou ao pitlane com uma asa traseira quebrada. Enquanto ele voltava para os boxes, o carro de Perez espalhou detritos por toda a pista.

Foi a visão dos comissários em Montreal que Perez voltou para os boxes para evitar acionar um safety car, o que poderia ter interrompido a corrida de Verstappen quando ele estava liderando na frente. Perez recebeu consequentemente uma punição de três posições no grid, enquanto a equipe austríaca foi multada em £ 20.650 pela infração, pois havia confirmado sua decisão.

Agora, em vez de acenar uma bandeira preta e branca com um emblema laranja, Marques poderá comunicar uma instrução para parar o carro usando o Artigo 26.10.

Resta saber se o dirigente português falará com as equipes diretamente pelo rádio ou apenas enviará uma comunicação via FIA.

AS - www.autoracing.com.br

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