FIA faz modificações na pista do Catar
quarta-feira, 27 de novembro de 2024 às 9:14
GP do Catar – 2023
A FIA, em consulta com a Pirelli, fez modificações no circuito do GP do Catar para evitar os dramas de pneus da corrida de 2023.
Devido ao formato das zebras nas seções de alta velocidade da pista em Lusail, a integridade estrutural dos pneus não pôde ser mantida durante os stints normais de corrida, com a FIA impondo uma vida útil máxima de 18 voltas por jogo de pneus.
A Pirelli descobriu que a possibilidade de microlacerações nas laterais do pneu aumentava ao passar repetidamente pelas zebras, levando à possibilidade de falhas em alta velocidade e à imposição de durações de stints pelo então diretor de prova Niels Wittich.
Em preparação para o GP do Catar de 2024, a FIA e a Pirelli trabalharam juntas, com as pontas das zebras em formato de pirâmide sendo arredondadas em sete das 16 curvas de Lusail, incluindo na 1, 2, 4, 10, 12, 13 e 14.
A Pirelli usou simulações com uma amostra do novo design das zebras para garantir a segurança de seus pneus, com mais dados coletados em testes recentes na pista. Uma caixa de brita também foi adicionada na parte externa de algumas zebras.
Com as altas cargas nos pneus, a Pirelli levou o duro C1, o médio C2 e o macio C3 para o Catar, a combinação mais dura de sua linha – também usada em circuitos como Suzuka e Silverstone.
A Pirelli também espera que a granulação possa ser um problema, como aconteceu em Las Vegas, embora por razões diferentes.
Enquanto o frio em Vegas levou à falta de aderência, o calor esperado em Lusail pode causar degradação térmica significativa.
f1, fia, formula 1, GP do Catar, lusail, modificações, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.