FIA explica por que Sainz e Leclerc não receberam punições
sábado, 2 de setembro de 2023 às 13:10
Charles Leclerc
A FIA esclareceu em um documento por que nenhuma ação foi tomada depois que Carlos Sainz e Charles Leclerc pilotaram muito devagar durante a classificação da F1 para o Grande Prêmio da Itália.
Sainz e Leclerc guiaram muito lentos durante o Q1 e a FIA informou que investigações seriam realizadas após a sessão. Antes da sessão, a FIA ainda deixou claro às equipes que não deveriam guiar muito devagar. Uma punição pairava no ar, mas nenhuma penalidade ocorreu depois da pole de Sainz e do P3 de Leclerc, afinal.
“Ambos os pilotos permaneceram acima da velocidade necessária para ficar abaixo de 1min41s durante a maior parte da volta, especialmente nas retas. Em ambos os casos, os comissários descobriram que ambos os pilotos se afastaram dos outros pilotos para não atrapalharem”, dizia o comunicado da FIA.
“Os comissários decidiram, portanto, que isso não pode ser visto como ‘pilotagem lenta desnecessária’ e que havia uma razão válida para não cumprirem o limite de tempo. Portanto, foi decidido não tomar nenhuma ação adicional”, concluiu.
Sainz pode, portanto, largar da pole position no Grande Prêmio da Itália de domingo, à frente de Max Verstappen. Leclerc largará da segunda fila do grid com George Russell ao seu lado.
carlos sainz, Charles Leclerc, f1, ferrari f1, fia, formula 1, gp italia f1, monza, noticias formula 1 ferrari
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.