FIA e Red Bull deram uma trégua em negociações de ‘cashgate’
terça-feira, 25 de outubro de 2022 às 12:41
Sulayem – Christian Horner e Adrian Newey
A punição da Red Bull por ter violado o limite orçamentário em 2021deveria ter sido anunciada neste fim de semana, mas a trágica morte de seu dono adiou tudo por mais alguns dias.
Acredita-se que a FIA inicialmente sugeriu cortar um quarto do túnel de vento da equipe e do tempo de CFD no próximo ano, juntamente com uma multa substancial, mas a Red Bull viu isso como inaceitável e optou por rejeitar a punição e entrar em negociações.
Dietrich Mateschitz faleceu tragicamente no início deste fim de semana aos 78 anos, com a equipe de Milton Keynes dedicando sua vitória em Austin ao seu falecido proprietário.
A Red Bull confirmou agora que, devido à morte de Mateschitz, todas as conversas sobre o limite orçamentário estão suspensas.
“Devido à morte de Mateschitz, todas as conversas com a FIA sobre o teto orçamentário e outras decisões estão suspensas até novo aviso”, anunciou a equipe à mídia alemã.
Com a Red Bull rejeitando a oferta inicial da FIA, a equipe agora terá que negociar na frente de um painel de jurados uma punição diferente, a menos que voltem atrás rapidamente e aceitem essas ‘punições menores’ da FIA
Parece altamente improvável que a equipe perca pontos no campeonato na última temporada, o que poderia destituir Max Verstappen de seu primeiro título, com uma punição esportiva, como redução no tempo de testes – até de pista – e uma multa pesada agora sendo o resultado mais provável.
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, foi muito claro sobre a punição potencial da Red Bull, alegando que deveria estabelecer um precedente e que, se a punição for muito fraca, não impedirá as equipes de quebrar o limite no futuro.
O austríaco chegou a dizer que se a Red Bull fosse apenas multada, ele não hesitaria em quebrar o limite na Mercedes, já que os benefícios de estar de volta ao topo da tabela justificariam o pagamento de uma multa.
A saga, que está acontecendo há várias semanas, parece destinada a finalmente chegar à sua conclusão nos próximos dias, com a FIA e a Red Bull escolhendo respeitar o luto de Mateschitz antes de fazer qualquer anúncio ao público.
Espera-se que as negociações entre a Red Bull e a FIA sejam retomadas no meio da semana, com o atraso definido para durar não mais do que alguns dias.
Christian Horner, dietrich mateschitz, formula 1, mohammed bin sulayem, Presidente FIA, toto wolff, Trégua cashgate Red Bull
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.