FIA divulga duas violações do teto orçamentário em 2023

quarta-feira, 11 de setembro de 2024 às 8:45

Fórmula 1

Todas as 10 equipes da Fórmula 1 ficaram dentro do teto orçamentário para o período contábil de 2023, mas Alpine e Honda cometeram violações processuais do regulamento das unidades de potência, anunciou a FIA.

Como é a norma sob as novas regras financeiras, todas as equipes enviam suas contas à federação para inspeção a fim de comprovar que o limite de gastos não foi violado.

Na temporada 2023, o limite básico era de $135 milhões, mas isso foi baseado em 21 GPs e 23 corridas foram realizadas de fato.

Portanto, as equipes podem gastar $1,8 milhão adicionais por corrida além do valor de 21, significando que o limite básico foi de $138,6 milhões para a temporada.

É o segundo ano consecutivo em que todas as equipes cumprem os requisitos depois que a Red Bull foi considerada culpada de gastos excessivos na temporada 2021, o que acabou resultando em uma multa e redução do tempo de desenvolvimento.

No entanto, pela primeira vez, as fabricantes de UP também foram vinculadas a um conjunto de restrições de gastos, com a FIA descobrindo que a Alpine Racing SAS e a Honda Racing Corporation cometeram violações processuais das regras.

Nenhuma das fabricantes excedeu o limite de gastos em vigor.

“Tanto a Alpine Racing SAS quanto a HRC agiram de boa fé o tempo todo e atualmente estão cooperando com a Administração do Teto Orçamentário (CCA) para finalizar o assunto”, disse um comunicado da FIA.

“Considerando a natureza da violação, as complexidades do novo Regulamento Financeiro para fabricantes de UP e os desafios associados ao seu primeiro ano de implementação, a intenção da CCA é propor a essas duas fabricantes de UP que resolvam suas respectivas violações por meio de um Acordo de Violação Aceito (ABA)”.

“Um resumo dos ABAs, se aceitos por essas duas fabricantes de UP, será publicado quando finalizados, conforme previsto pelo regulamento financeiro”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.