FIA defende McLaren por reação exagerada sobre a asa traseira
domingo, 22 de setembro de 2024 às 7:50
Ambas as McLarens em Baku
A comunidade da Fórmula 1 reagiu exageradamente ao alvoroço em torno da controvérsia da asa traseira do “mini DRS” da McLaren, de acordo com um importante funcionário da FIA. A Red Bull, com o apoio da Ferrari nos bastidores, apresentou três protestos sobre a asa traseira flexível da McLaren usada em Baku.
A FIA teria sugerido à McLaren que um bom caminho a seguir seria fazer alguns ajustes voluntários no design para corridas futuras, uma solução que a equipe aceitou.
Após Lando Norris garantir a pole no sábado, o chefe da McLaren, Andrea Stella, comentou sobre a saga da asa traseira, dizendo: “Para nós é apenas uma boa notícia que nossos oponentes estejam distraídos com esse tipo de coisa”.
Ele acrescentou: “Porque isso significa que eles não estão se concentrando em si mesmos. A maneira como estão falando sobre isso é uma pista falsa. A asa sempre foi legal. Isso não é um assunto, é apenas uma história”,
Stella continuou: “Continuaremos trazendo atualizações. É isso que fazemos. Deixamos o desempenho na pista falar por si”.
Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, também saiu em defesa da McLaren no sábado. “A asa passou em todos os testes e satisfez o que estava escrito nas diretrizes técnicas”, afirmou ele à Sky Itália. “Não merecia esse exagero”.
Comentando como a FIA tentou gerir discretamente a situação, Tombazis acrescentou: “Todas as equipes, sem exceção, mesmo aquelas que estão fazendo barulho mais alto agora, por vezes se beneficiaram desta abordagem”.
Tombazis elaborou: “Na minha opinião, foi a coisa certa a fazer do ponto de vista desportivo e não merecia este exagero. Mais uma vez, é natural porque o campeonato está muito disputado”.
Ele explicou ainda: “Em Baku, o sol foi posicionado de uma forma que destacou mais esse fenômeno. Este não foi o caso em Monza e Spa, onde ninguém percebeu. Talvez se alguém tivesse se aproximado de nós, teríamos agido um pouco mais cedo”.
andrea stella, asa traseira, baku, f1, fia, formula 1, mclaren f1, nikolas tombazis, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.