FIA confirma limite de 15 mil giros para os motores da Formula 1 em 2014
quinta-feira, 21 de julho de 2011 às 12:27
A FIA confirmou que um limite de giros de 15 mil rpm será imposto aos motores da Fórmula 1 a partir de 2014.
As equipes trocarão os atuais V8 aspirados de 2.4 litros por V6 turbos de 1.6 litro em 2014. Entretanto, existiam preocupações com a possibilidade de o limite de giros originalmente planejado de 12 mil rpm prejudicar o espetáculo.
A confirmação do aumento para 15 mil, que formou parte do Regulamento Técnico de 2014 da Fórmula 1 divulgado pela FIA ontem, vai acalmar um pouco esses temores.
Outras mudanças incluem a exigência de que os pilotos possam ligar os carros sozinhos ao invés de necessitar de ajuda externa. O regulamento 5.18 afirma: “Deve ser possível para o piloto ligar o motor a qualquer momento em que estiver sentado normalmente ao volante e sem nenhuma assistência externa”.
As novas regras também aumentam a importância dos sistemas de energia alternativa, incluindo uma exigência de que os carros operem inteiramente sob potência elétrica quando estiverem no pitlane.
De acordo com a regra 5.19: “O carro precisa andar no modo elétrico (sem ignição e sem fornecimento de combustível para o motor) em todos os momentos em que estiver sendo pilotado no pitlane”.
Outras áreas afetadas pelas mudanças incluem a transmissão, com uma caixa de câmbio de oito velocidades obrigatória sendo introduzida.
1.6 litro, 15 mil rpm, 2014, autoracing, estreia, f1, fia, giros, limite, motor, noticias, novo, regulamento, tecnico, temporada, turbo, v6
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.