FIA confirma duas paradas obrigatórias para o GP de Mônaco
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 às 14:40
Cassino de Monte Carlo
A FIA confirmou que o GP de Mônaco se tornará uma corrida obrigatória de duas paradas a partir da edição deste ano de 2025 do evento.
Crucialmente, essa mudança de regra entrará em vigor em condições secas ou de chuva, a fim de tentar animar as corridas no circuito mais travado e histórico do esporte.
Atualmente, o regulamento determina que cada piloto deve usar dois compostos de pneu em uma corrida seca, o que significa que um pit stop é obrigatório em condições secas.
Este não é o caso em uma corrida com chuva, o que significa que os pilotos podem completar toda a distância da corrida com um conjunto de pneus, se conseguirem – com casos como o GP da Turquia de 2020, tendo visto os pilotos completarem a grande maioria da corrida com um conjunto de pneus intermediários.
Este não será o caso em Mônaco a partir de 2025, com o World Motor Sport Council tendo proposto recentemente “regulamentos específicos de Mônaco” para animar as corridas no evento, dada a dificuldade de ultrapassagem no circuito.
Como resultado, um requisito para usar pelo menos três conjuntos de pneus nesta corrida – em condições de chuva ou não – foi aprovado, o que significa que uma corrida com duas paradas obrigatórias agora ocorrerá no GP de Mônaco.
O requisito para usar dois compostos secos diferentes permanece em uma corrida seca, mas os pilotos agora terão que parar duas vezes na corrida – o que levará a uma variação nas opções estratégicas para o evento.
Tendo sido proposto no WMSC, os regulamentos foram aprovados “com a intenção principal de melhorar o espetáculo esportivo desta corrida”.
Já existe uma regra específica de Mônaco que a Fórmula 1 há muito corre, com o GP de Mônaco sendo corrida mais curta de 260 km devido à natureza única do circuito, em comparação com uma distância de 305 km para todas as outras corridas do calendário.
Falando sobre sua visão das mudanças propostas, no entanto, o atual campeão mundial Max Verstappen não tinha certeza de quanta diferença essas regras fariam em um circuito como Mônaco.
Ele disse à imprensa: “Não sei se fará uma grande diferença, mas não me importo.”
“Se for uma parada, duas paradas, 25 paradas, está tudo bem. Quer dizer, eu faço o que for decidido, certo?”
“É apenas uma dessas pistas onde é muito difícil passar e, claro, quanto maiores fazemos os carros, mais difícil também é correr.”
“Eu senti que em 2016 ou algo assim, ainda havia uma mínima oportunidade de ultrapassar. Agora isso, é claro, acabou. Se os dois pit stops ajudarem, não sei, mas acho que descobriremos, certo?”
Duas paradas Mônaco, F1 2025, f1 max verstappen, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.