FIA anuncia o novo regulamento da F1 para 2026

quinta-feira, 6 de junho de 2024 às 10:58

Fórmula 1 2026

A FIA anunciou oficialmente o aguardado regulamento da Fórmula 1 para 2026, elaborado para garantir um futuro mais competitivo, seguro e sustentável.

As mudanças nas regras técnicas e das unidades de potência foram desenvolvidas em colaboração entre a F1 e a FIA, e as 10 equipes existentes contribuíram com o processo de tomada de decisão.

O regulamento agora precisa ser aprovado quando o Conselho Mundial de Automobilismo da FIA se reunir em 28 de junho de 2024.

Com o anúncio das regras, a FIA também divulgou as primeiras imagens do novo carro. A asa dianteira é particularmente impressionante, bastante parecida com as de eras anteriores, principalmente do início dos anos 2000.

Em termos gerais, os carros serão menores e mais flexíveis. Como parte do esforço visando deixá-los mais “ágeis”, seu peso também foi abordado.

O peso dos carros de F1 aumentou substancialmente nos últimos anos, mas cairá mais de 30 quilos na próxima geração.

As unidades de potência também mudarão significativamente. A potência da bateria do motor híbrido aumentará em 300% e haverá uma divisão de 50-50 entre as partes elétrica e de combustão.

Além disso, a F1 começará a usar aerodinâmica ativa e os pilotos terão acesso a um “modo de cancelamento manual”, que deverá facilitar as ultrapassagens. Resumindo, o regulamento visa promover corridas mais disputadas.

Outra questão importante para a FIA é a sustentabilidade. A partir de 2026, a categoria utilizará apenas combustíveis 100% renováveis.

A segurança dos carros também será melhorada com estruturas mais resistentes. Além disso, o chamado “teste de colisão” será mais rigoroso.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.