FIA anuncia nova diretiva técnica para as asas traseiras

segunda-feira, 17 de março de 2025 às 10:54

Asa traseira da McLaren

Todas as 10 equipes da Fórmula 1 passaram nos testes de flexibilidade de suas asas traseiras no GP da Austrália, mas outras mudanças aconteceram agora.

A FIA anunciou uma diretiva técnica para o GP da China, com mais alterações planejadas para a etapa seguinte no Japão.

A tolerância atual de 2mm nos testes de movimento da asa traseira será reduzida para 0.5mm a partir de Suzuka.

Apesar da nova tolerância estar em vigor para o evento deste fim de semana em Xangai, uma discrepância adicional de 0.25mm também será permitida devido ao curto prazo da decisão.

Acredita-se que as imagens capturadas nos treinos e as verificações técnicas na garagem mostraram que as mudanças no inverno não foram suficientes para erradicar completamente o problema do “mini-DRS” do ano passado.

Declaração oficial da FIA

Conforme comunicado anteriormente, entre o final da temporada 2024 e o início da temporada 2025, a FIA exerceu a autoridade que lhe é concedida pelo Artigo 3.15.1 do Regulamento Técnico para introduzir novos ou mais rigorosos testes de carga-deflexão para a asa dianteira (a partir do GP da Espanha), a asa traseira superior e a asa traseira inferior (beam wing).

Além disso, a FIA solicitou às equipes que usassem câmeras nos treinos tivres a fim de monitorar as deformações exibidas pelos carros na pista durante o GP da Austrália.

Após analisar as imagens das deformações da asa traseira combinadas com as deflexões estáticas medidas dentro da garagem em Melbourne, a FIA concluiu que há motivos suficientes para que um teste mais rigoroso na asa traseira superior seja introduzido a partir do GP da China.

Mais especificamente, o Artigo 3.15.17, introduzido em 2025, afirma que se 75kg de carga vertical forem aplicados em qualquer extremidade do plano principal da asa traseira, a distância entre o plano principal e o flap (também conhecido como “slot gap”) não deve variar em mais de 2mm.

A partir do próximo GP em Xangai, esse limite será reduzido para 0.5mm. Devido ao curto aviso para Xangai, apenas uma tolerância de 0.25mm será adicionada a esse novo limite. As equipes foram informadas deste teste revisado na manhã de segunda-feira, 17 de março.

A FIA deseja confirmar ainda que, durante o evento de Melbourne, todos os carros foram testados de acordo com os requisitos do Artigo 3.15.17 e considerados em conformidade; portanto, todos os carros que correram em Melbourne foram considerados legais.

 

LS - www.autoracing.com.br

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