FIA altera regra das punições no grid

quinta-feira, 1 de agosto de 2024 às 9:54

Carlos Sainz e Fernando Alonso

A FIA atualizou seu regulamento esportivo para incluir mudanças relacionadas às punições no grid em finais de semana de corrida curta.

Na versão anterior do regulamento, as penalizações de tempo sofridas durante a prova curta eram anuladas se o piloto abandonasse.

Foi o que aconteceu no início desta temporada na China, quando Fernando Alonso tomou 10 segundos após um toque com Carlos Sainz e abandonou.

No entanto, daqui para frente, tal punição resultará em uma queda no grid do evento principal.

O artigo 54.3 b) das regras agora estabelece que se um piloto “não puder cumprir a penalização por não ter sido classificado ou abandonado a corrida curta, os comissários podem impor uma punição de posição no grid ao piloto na próxima corrida”.

Outra mudança de regra também foi implementada após a confusão envolvendo Sainz na China.

O piloto da Ferrari rodou durante a classificação e provocou uma bandeira vermelha, levando muitos a supor que ele não teria mais permissão para participar da sessão.

Entretanto, Sainz retornou ao pit lane e conseguiu continuar na classificação sem receber assistência externa. A Aston Martin protestou, mas os comissários rejeitaram.

A situação agora ganhou clareza no regulamento atualizado.

O artigo 39.6 afirma: “Qualquer piloto cujo carro parar em qualquer área que não seja o pit lane durante a sessão de classificação ou classificação sprint e receber assistência física não poderá mais participar daquela sessão”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.