FIA admite às equipes que errou na Áustria ao não advertir Verstappen antes da colisão com Norris
segunda-feira, 8 de julho de 2024 às 15:46
FIA
A FIA admitiu às equipes que Max Verstappen deveria ter recebido uma advertência sobre sua conduta perigosa enquanto lutava contra Lando Norris pela liderança do GP da Áustria.
Norris reclamou repetidamente que Verstappen estava mudando sua linha nas zonas de frenagem durante a batalha. Algumas voltas após a dupla acabou colidindo. Após a corrida, o chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, afirmou que Verstappen foi punido de forma muito branda por causa de incidentes anteriores, principalmente em 2021 contra Lewis Hamilton em várias ocasiões.
A insistência da McLaren de que Verstappen não cumpriu as regras durante a corrida foi admitida pela FIA, que disse à todas a equipes em uma reunião no GP da Inglaterra que Verstappen deveria ter recebido uma advertência formal durante a corrida. As equipes foram informadas de que o piloto da Red Bull deveria ter recebido a bandeira preta e branca para avisá-lo de que receberia uma punição se não respeitasse as regras.
A advertência a Verstappen teria sido emitida de acordo com uma cláusula atualizada do Código Desportivo Internacional. A revisão, introduzida no mês passado, mudou o significado da bandeira preta e branca de “conduta antidesportiva”.
A cláusula dizia anteriormente: “Esta bandeira deve ser mostrada apenas uma vez e é um aviso ao piloto em questão de que ele foi denunciado por comportamento antidesportivo”. Agora afirma: “Esta bandeira deve ser mostrada apenas uma vez e é um aviso ao piloto em questão por comportamento antidesportivo ou por uma ação que pode resultar em punição se repetida”.
Stella disse à imprensa no sábado que a colisão entre Norris e Verstappen poderia ter sido evitada se o aviso tivesse sido dado durante a corrida.
“Nosso entendimento foi confirmado pela FIA, que obviamente revisou internamente e atualizou sua interpretação”, disse ele. “E acho que todos nós – todos – chegamos à conclusão de que um aviso deveria ter sido dado a Max, se não uma bandeira preta e branca, e isso teria evitado uma escalada que levou à colisão.”
Regra Verstappen
Logo que Max Verstappen chegou à Fórmula 1 na Toro Rosso, ele veio com um vício que era se defender mudando sua linha de corrida durante as frenagens. Mas na ocasião isso era um acordo entre todos os pilotos daquela época e anteriores e não existia uma regra formal para isso.
Verstappen foi avisado pelos pilotos e pela GPDA que esse tipo de manobra não era aceita por ser considerada muito perigosa numa categoria onde a frenagem é infinitamente mais poderosa do que em qualquer outra categoria do automobilismo.
Mas Verstappen continuou a praticá-la causando alguns acidentes, o mais notável deles a batida com seu próprio companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, na Red Bull na pista do Azerbaijão.
A FIA então criou uma regra formal para essa manobra, que dizia que era proibido “se mover sob frenagem” (“moving under braking”). Mas com o tempo, várias outras manobras consideradas perigosas e ou antiesportivas começaram a ser praticadas por vários pilotos, já que não eram formalmente proibidas pela FIA.
Por causa disso, ao invés da FIA criar uma regra para cada manobra considerada perigosa e ou antiesportiva, ela simplificou todas com um nome só: “Condução potencialmente perigosa e errática” (“Potentially dangerous and erratic driving”), que obviamente contém a proibição de “se mover sob frenagem”, “não dar o espaço de um carro” quando dois pilotos estão lado a lado em retas ou curvas e etc., etc., etc.
Isso levou alguns fãs a ficarem em dúvida se a regra de se mover sob frenagem deixou de existir ou não. Mas o fato é que a regra ainda existe, está em vigor e inclusive foi ampliada para alguns outros tipos de manobras.
É por isso que Max Verstappen foi corretamente punido no GP da Áustria em sua batalha contra Lando Norris. Alguns analistas profissionais de F1 consideram que a punição de 10 segundos para esses tipos de manobras é branda demais. Mas esse é outro debate que deve começar num futuro bem próximo.
A prova
Repare no vídeo abaixo como Max Verstappen assume a linha do meio da pista como defesa, mas move seu carro para a esquerda sob frenagem, onde Lando Norris já estava com metade de seu carro emparelhado.
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