FIA aberta a “ajustes” no regulamento de motores

segunda-feira, 17 de junho de 2024 às 10:54

Unidade de Potencia da F1 2026

Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, não descartou refinamentos no novo regulamento de motores da Fórmula 1.

Ele expressou confiança na colaboração entre os diferentes fabricantes de motores “se forem necessários alguns ajustes” nas regras.

Como o regulamento das unidades de potência para a próxima era da F1 já foi definido há algum tempo, quaisquer mudanças necessárias não podem ser implementadas apenas pela FIA, como aponta Tombazis.

Houve alguns apelos para que as regras das UPs fossem reavaliadas porque a baixa potência dos motores a partir de 2026 pode exigir um regulamento aerodinâmico excessivamente complexo para compensar a perda de velocidade máxima.

“Bem, há uma posição ligeiramente diferente em termos de governo na UP porque já chegamos a um acordo em relação ao regulamento, significando que quaisquer ajustes necessários ainda precisarão ser acordados com os fabricantes e não podem ser feitos, digamos, unilateralmente”, disse Tombazis à mídia quando questionado se havia potencial para novas mudanças.

“Mas como existe, de modo geral, um espírito de colaboração muito bom, se forem necessários alguns ajustes, estou bastante confiante de que os fabricantes de UPs ajudariam”.

As opiniões estão divididas sobre o novo regulamento de chassi, mas algumas figuras importantes da F1 expressaram apoio à FIA e à FOM.

Christian Horner, chefe da Red Bull, disse que deve haver “confiança” neles, mas também reiterou que manter a “liberdade” é fundamental .

Com as regras de UPs precisando ser definidas antecipadamente para dar tempo de desenvolvimento suficiente aos fabricantes, isso está tendo um efeito de repercussão no resto do regulamento de 2026.

Entretanto, Tombazis fez questão de destacar que a direção das UPs levou a um aumento no número de fabricantes competindo na F1 a partir de 2026 – de quatro para seis – mesmo havendo coisas que ele mudaria em retrospectiva.

Ao ser questionado se havia algo que ele e a FIA teriam feito de forma diferente, ele respondeu: “Acho que há muito poucas coisas na minha vida que eu não teria mudado de uma forma ou de outra se tivesse mais tempo”.

“Então, sim, há coisas que teríamos mais tempo para discutir. Como sempre, você tem de agir contra o tempo. Teria sido drasticamente diferente de onde estamos? Acho que não. Creio que devemos enfatizar o fato de que temos uma participação muito maior de fabricantes de UPs do que antes e devemos nos orgulhar disso”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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