Ferrari tem opiniões “extremas” sobre como melhorar a Fórmula 1
sábado, 17 de agosto de 2019 às 9:57
Mattia Binotto
Mattia Binotto tem algumas opiniões extremas sobre como melhorar a Fórmula 1. O chefe da Ferrari é a favor de um orçamento máximo, mas quer que as equipes sejam capazes de gastar o dinheiro exatamente como elas querem e sem regulamentos rigorosos que “padronizem” cada carro. Isso significaria que cada carro seria diferente, mas o design competitivo entre as equipes estaria de volta na F1.
“A sustentabilidade é um fator chave, e na introdução do limite orçamental estamos todos a favor, já assinamos uma carta”, disse Binotto ao Motorsport.com. “Mesmo o regulamento financeiro é um ponto-chave do futuro, o objetivo é conter as despesas na esperança de reduzir a diferença entre as equipes do topo e as outras, e mesmo que o orçamento máximo acordado permaneça muito alto para as pequenas equipes, acredito que a diferença vá realmente reduzir”.
“Mesmo neste caso, não creio que a padronização possa funcionar: quando há um limite de despesas estabelecido pela regulamentação, todos partimos como iguais, e paradoxalmente podemos deixar a liberdade de conceber e construir o que queremos em torno de quatro pneus, sem regras, cabe à sua equipe decidir como gastar o seu dinheiro da melhor forma para ter um carro o mais rápido possível”, prosseguiu.
Esta é uma abordagem diferente do que se ouviu de outros chefes de equipe, mas Binotto tem certeza de que funcionaria.
“Seria uma abordagem extrema, mas é para deixar claro que eu não acho que peças padrão são necessárias para economizar no orçamento, porque nós ainda vamos gastar a quantidade máxima permitida pelo regulamento e, na verdade, as peças padrão não terão nenhuma influência na redução de custos. As melhores equipes gastarão tudo o que for possível até o último euro, penso que teremos que ser muito cuidadosos na avaliação da relação risco/benefício e não esquecer o objetivo final”, concluiu.
Esta ideia parece funcionar em teoria, mas pode levar a que equipes individuais tenham vantagens extremas através de um melhor design. Se for introduzida, certamente ainda terá que haver algumas regras que as equipes terão que cumprir.
carro, chefe, design, despesas, diferença, dinheiro, equipes, f1, ferrari, formula 1, limite, mattia binotto, noticias formula 1 ferrari
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.