Ferrari rejeita teoria sobre melhora de desempenho da McLaren
sábado, 5 de outubro de 2024 às 10:05
Carlos Sainz e Oscar Piastri
A Ferrari não acredita que o forte ritmo da McLaren na F1 se deva apenas ao seu novo túnel de vento da F1.
O modelo MCL38 se transformou no carro mais rápido da atualidade, com a McLaren desfrutando de um histórico impecável com atualizações desde que introduziu um pacote no GP da Áustria de 2023, que transformou Lando Norris e Oscar Piastri de retardatários a vencedores regulares de corridas.
A equipe de Woking está atualmente 41 pontos à frente da Red Bull na classificação de construtores da F1 e está a caminho do primeiro título desde Mika Hakkinen e David Coulthard em 1998.
Uma ferramenta no arsenal da McLaren foi um novo túnel de vento no Centro de Tecnologia McLaren, com novos equipamentos de última geração. A Aston Martin construiu um túnel totalmente novo do zero, com a Red Bull também procurando atualizar suas instalações.
A Ferrari não atualizou seu túnel de vento, mas o engenheiro de desempenho Jock Clear não acredita que o novo dispositivo da McLaren seja a única razão por trás do ritmo do carro em comparação com seus rivais.
“Sinceramente, não sei a resposta para isso, mas geralmente tenho uma visão geral razoavelmente boa do que está acontecendo, por causa da minha experiência”, disse Clear, quando questionado se o novo túnel de vento da McLaren estava lhes permitindo avançar.
“Esse é um quadro muito grande, como analisar a fidelidade do nosso túnel de vento, quantos anos têm os mecanismos e se isso está tendo um impacto? Honestamente, não tenho ideia e não gostaria de dizer que é daí que vem o desempenho da McLaren, eles simplesmente fizeram um bom trabalho nesta temporada”, comentou.
“Mas, na verdade, diminuímos a diferença em grande medida, ainda existem circuitos que lhes agradam, mas certamente, como você viu nas últimas corridas, diminuímos a diferença novamente”, explicou Clear.
“É apenas o impulso e a atração do desenvolvimento de todos, e se observarmos, ao longo de um período de tempo, que parece haver algo voltando aos nossos processos e com o que estamos fazendo, simplesmente não parecemos capazes de acompanhar, então essa é uma decisão mais ampla que Fred (Vasseur, chefe da equipe) tem que tomar, com muito dinheiro por trás disso”, concluiu.
f1, ferrari f1, formula 1, jock clear, mclaren f1, noticias f1, túnel de vento
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.