Ferrari quer tirar mais desempenho do SF-24 antes de atualiza-lo

terça-feira, 29 de outubro de 2024 às 18:25

Carlos Sainz – México 2024

O campeonato de construtores de F1 mudou radicalmente em pouco mais de uma semana. A Ferrari se tornou uma legítima candidata ao título, ultrapassando a Red Bull e pressionando seriamente a McLaren.

Há mais notícias para a Ferrari, que tem mais atualizações a caminho. Mas se elas ajudarão ou atrapalharão o carro ainda é um mistério.

Ferrari mantém a abordagem de desenvolvimento disciplinado

De muitas maneiras, a Ferrari provou que está sendo melhor operacionalmente do que a Red Bull e a McLaren. Apesar de sofrer uma queda significativa no desenvolvimento após suas atualizações em Barcelona (que os atrapalharam e os relegaram à quarta equipe mais rápida), eles estão prestes a liderar a classificação.

Estratégia competente, trabalho de simulador eficaz (permitindo boas configurações de base, especialmente no fim de semana Sprint) desempenharam um papel significativo.

Claro, ter dois pilotos como Charles Leclerc e Carlos Sainz também é um trunfo tremendo.

No entanto, as atualizações têm feito a diferença nos últimos meses, tanto para pior quanto para melhor. Depois de lutar com o desenvolvimento na etapa europeia da temporada, a Ferrari introduziu atualizações corretivas que os ajudaram em Monza.

Elas causaram um impacto instantâneo, já que Leclerc garantiu a vitória na frente dos tifosi na Itália. Desde então, o SF-24 provou ser extremamente competitivo, especialmente em circuitos mais convencionais.

Isso permitiu que a Ferrari progredisse rapidamente na classificação, ainda mais que as atualizações que chegaram na Red Bull, Mercedes e McLaren nesse meio tempo não melhoraram seus carros.

Fred Vasseur: Só colocaremos atualizações se estivermos confiantes

De forma crítica, a trajetória da Ferrari é uma evidência de que seus dados do túnel de vento estão se correlacionando com precisão com o que está acontecendo na pista.

Isso significa que a última atualização do esquadrão de Maranello funcionou conforme o esperado, algo com que seus adversários estão lutando no momento. Não só dá confiança para o restante de 2024, mas também para o caminho da Ferrari na próxima temporada.

Ainda assim, o diretor da equipe Fred Vasseur insiste que a Ferrari não apressará suas atualizações:

“Em relação às atualizações, se tivermos boas opções, faremos o possível para trazer algo”, explicou Vasseur.

“Mas o mais provável é que as coloquemos nos carros não em Vegas, mas no Catar.”

Portanto, no Catar, a penúltima corrida do ano, é onde a Ferrari provavelmente colocará suas próximas atualizações.

Em uma temporada em que alguns décimos podem fazer a diferença, a fábrica em Maranello está tentando garantir que eles possam conseguir quaisquer melhorias possíveis nas próximas semanas.

Até lá, ainda há algum desempenho para tirar do carro atual. A equipe ainda está coletando dados sobre o pacote das últimas corridas do SF-24, o que significa que há espaço para mais otimização antes que atualizações novas cheguem.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.