Ferrari preocupada com teste de Verstappen em Imola

quarta-feira, 26 de junho de 2024 às 9:23

Max Verstappen

Frederic Vasseur, chefe da Ferrari, admitiu ter algumas preocupações sobre a forma como a Red Bull agora pretende usar os “dias TPC”.

TPC significa “Teste de Carro Anterior”, que é um acordo na Fórmula 1 estipulando que as equipes podem fazer alguns testes durante a temporada, mas apenas com carros dois anos mais velhos.

No ano passado, os dias TPC foram amplamente insignificantes em termos de desenvolvimento porque os carros mais novos permitidos eram os de 2021, sem efeito solo.

Mas isso mudou este ano, com os monopostos de 2022 – os primeiros da geração atual – agora elegíveis para testes. Ferrari, Mercedes, Alpine e agora Red Bull vêm aproveitando ao máximo a oportunidade.

Entretanto, foi o teste de Max Verstappen com o carro de 2022 da Red Bull em Imola nos dias anteriores ao GP da Espanha que chamou a atenção de Vasseur em particular.

O francês diz que “não existe distinção” nas regras atuais do TPC sobre como exatamente as equipes podem usar esses dias de testes permitidos.

“Existem TPCs que você pode fazer com seus pilotos titulares, e para mim, eles são mais uma questão de desenvolvimento do que qualquer outra coisa, principalmente se você fizer um TPC na semana anterior a um GP”, declarou Vasseur.

Ao ser questionado sobre o teste de Verstappen em Imola, ele insistiu: “Não estou reclamando do que eles fizeram porque está de acordo com o regulamento, então tudo bem”.

“Contudo, tal teste é mais para o desenvolvimento do carro do que qualquer outra coisa. Não é que eles queiram que Max ganhe experiência em uma terça-feira como aquela”.

Ele deu a entender que usar os testes puramente para desenvolvimento pode ir contra o espírito do objetivo original dos dias TPC.

“É claro que foi para desenvolvimento porque você também pode usar esses testes para jovens pilotos e isso requer uma abordagem diferente”, explicou Vasseur.

“Você quer dar a eles a oportunidade de progredir além do trabalho no simulador a fim de que eles se desenvolvam. Portanto, esse é o outro lado da história”.

Quanto à forma como a Red Bull começou a usar os dias TPC, ele disse: “Acho que isso tem de ser analisado e precisamos dividi-lo em duas partes – ou seja, os dias que fazemos com nossos pilotos (titulares) e os que fazemos com outros pilotos”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.