Ferrari busca a redenção no GP da Espanha

terça-feira, 18 de junho de 2024 às 15:59

Charles Leclerc e Sainz no Canadá

A Ferrari sofreu um grande revés no GP do Canadá no domingo retrasado. Problemas na UP, uma batida e um duplo abandono resumiram um fim de semana incrivelmente ruim para os Vermelhos.

Depois de vir em alta após a vitória em Mônaco com Charles Leclerc, esperava-se que a Ferrari estivesse disputando na frente com a Red Bull e a McLaren. Infelizmente para os Tifosi, esse não foi o caso.

O que aconteceu em Montreal?

Ambas as Ferraris lutaram para encontrar ritmo em condições de baixa aderência durante a classificação. Largar na corrida em P11 e P12 estava fadado a ser complicado, no entanto, devido às condições de chuva e seco durante toda a corrida, esperava-se que a Ferrari recuperasse muitas posições.

Mas não foi isso que aconteceu a as coisas foram de mal a pior para a Scuderia. Charles Leclerc estava com pouca potência da volta 2 em diante. Ele finalmente parou para reiniciar seu carro, o que o deixou uma volta atrás, mas ele acabou tendo que abandonar depois.

Carlos Sainz, por outro lado, fez contato com a Sauber de Valtteri Bottas no começo da corrida. Como resultado, o espanhol teve danos na asa dianteira e no assoalho. Mais tarde, quando a pista secou, os pneus slick de Sainz escorregaram em um trecho molhado da pista. Isso o levou a rodar, fazer contato com Alex Albon da Williams e abandonar a corrida.

De volta à frente na Espanha?

O circuito de Montreal é um dos mais desafiadores do calendário, com curvas fechadas e seções de frenagem exigentes. As condições climáticas mudando constantemente também aumentaram o desafio na corrida deste ano.

Em pistas como Suzuka e Montreal, a Ferrari tem lutado para encontrar a janela certa para o desempenho dos pneus. Como resultado, o SF-24 tem dificuldades com os macios, mas tem um desempenho muito bom com os duros. Isso afetou seus desempenhos em classificação.

O diretor da equipe Ferrari, Fred Vasseur, disse que não está muito incomodado com o resultado ruim da equipe em Montreal. Ele disse que a equipe não vai exagerar ou mudar sua abordagem usual que a fez começar a temporada de 2024 forte.

Não é incomum na Fórmula 1 ver as principais equipes se saindo bem em todos os circuitos, exceto um, em uma temporada. Um exemplo recente é a Red Bull no Grande Prêmio de Singapura de 2023.

“Parece que, por alguma razão, há uma pista em que até os melhores carros têm dificuldades. E potencialmente talvez o Canadá tenha sido essa situação específica para a Ferrari.”

“Vamos ver o que acontece na Espanha e provavelmente mais adiante na Áustria e ver se o desempenho que vimos em Mônaco ficará mais forte.”

Acho que só mudará para uma Ferrari mais competitiva. Não vai superar a Red Bull. Ainda terá que lutar muito com a McLaren, mas estará nessa mistura. E Barcelona é um circuito historicamente em que eles vão muito bem,” disse Johnny Herbert.

Com os altos e baixos que está acontecendo com muitas equipes, não será surpreendente ver a Ferrari se recuperar na luta pelo título na Espanha. Isso é especialmente verdadeiro, pois a Ferrari deve levar atualizações para Barcelona.

Ambas as Ferraris levarão as novas especificações das novas atualizações neste fim de semana. As atualizações esperadas são um assoalho atualizado, mudanças na parte traseira da carroceria, a área da bandeja com rampas em direção ao difusor, bem como pequenos elementos defletores aprimorados.

O circuito de Barcelona será uma ótima pista para avaliar as capacidades do SF-24. É um circuito tradicional que frequentemente destaca o verdadeiro potencial aerodinâmico de um carro.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.