Ferrari bastante confiante de ter “achado” seu SF-24, que até mudou de nome

terça-feira, 14 de maio de 2024 às 12:59

Ferrari SF-24 EVO

A incerteza é uma parte inevitável da Fórmula 1 devido à multiplicidade de variáveis que determinam o desempenho. Tanto dentro como fora da pista, pequenos erros de cálculo podem ter um efeito considerável e muitas vezes inesperado. Nos últimos dois anos, problemas de correlação entre túnel de vento, simulador e a pista tem causado sérios problemas em muitas equipes.

Entre as equipes mais à frente no pelotão, Mercedes e Aston Martin são as que mais tem sofrido com esse problema. Na Ferrari, porém, há confiança nas atualizações do SF-24.

Na semana passada, na pista privada da Ferrari em Fiorano, a Scuderia realizou seu segundo dia de filmagem permitido em 2024. Eles realizaram estrategicamente esta sessão de 200 km pouco antes do GP de Ímola, coletando dados e informações antecipadas sobre o pacote de atualização que está chegando.

A segunda iteração do SF-24, que será lançada neste fim de semana, apresenta mudanças relativamente grandes. Tanto as mudanças visuais nos sidepods quanto as alterações invisíveis no assoalho fazem parte da nova Ferrari, que está sendo chamada de SF-24 EVO.

Uma plataforma previsível dá confiança à Ferrari

Para a equipe de Fred Vasseur, a abordagem da temporada tem sido muito clara. O primeiro trimestre da temporada da F1 2024 foi dedicado à compreensão de uma linha de base aerodinâmica amplamente nova. Devido ao desempenho decepcionante de há doze meses, as férias de inverno foram dedicadas à produção de um carro com 95% de componentes novos.

Portanto, trazer mais atualizações – ou melhorias urgentes para Miami, como sugeriram alguns veículos de imprensa – não era a prioridade nos primeiros estágios do ano. Em vez disso, a equipe técnica de Maranello trabalhou diligentemente para coletar dados suficientes e principalmente entende-los, para avançar com confiança no desenvolvimento ao longo da temporada.

A caminho de Ímola, a Scuderia disse que satisfez os critérios que estabeleceu para si mesma.

Criticamente, o carro da Ferrari deste ano não tem grandes fatores limitantes. O SF-24 é um pouco mais forte no dia da corrida do que na classificação, comportando-se de forma previsível – essencial tanto para o desenvolvimento como para a confiança dos pilotos.

Vermelhos querem lutar consistentemente por vitórias

Seguindo em frente, a Scuderia procura estabelecer-se como um candidato regular à pole position e à vitória nas próximas corridas. A melhoria do ritmo de corrida deste ano e a importante redução da degradação dos pneus tiveram um preço pequeno. A Ferrari luta mais do que antes para aquecer seus pneus e operar na janela ideal na classificação.

Em Ímola, a equipe italiana espera extrair mais desempenho com pouco e muito combustível. Talvez mais importante ainda, eles estão confiantes de que suas atualizações irão melhorar o SF-24 em cerca três décimos. É uma previsão otimista, dado o já bom ritmo atual do carro.

Se eles desbloquearem esse novo ritmo previsto e maximizarem seu pacote em todas as sessões, passarão a ser uma séria ameaça para a Red Bull e a McLaren, mesmo considerando que Touros e Laranjas também melhorem seus carros.

Ao contrário do passado recente, a Ferrari traz suas primeiras grandes atualizações com uma confiança que há muito tempo não se via em Maranello. É otimismo demais ou eles realmente “acharam” seu carro como a Red Bull achou e a McLaren pode ter achado também?

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.