Ferrari admite que Lewis Hamilton precisa mudar sua tocada

terça-feira, 22 de abril de 2025 às 18:10

Ferrari

O editor chefe do Autoracing, Adauto Silva vem dizendo há semanas que Lewis Hamilton precisa tentar mudar sua tocada para se adaptar aos carros com efeito solo via túneis Venturi, especialmente ao SF-25, que tem uma traseira mais solta e uma dianteira maios pregada.

Agora, finalmente a Ferrari entende que é “essencial” que Lewis Hamilton mude seu estilo de pilotagem para o SF-25

Hamilton também ficou atrás de Leclerc durante todo o fim de semana no GP da Arábia Saudita, classificando-se em P7, em comparação com o P4 do monegasco, com uma diferença de 0,531 segundos. Ele também terminou em P7, em comparação com o P3 de Leclerc com uma diferença grande na bandeirada de 30,969 segundos.

Portanto, de acordo com a AutoRacer, a Ferrari agora “entende” que é “essencial” que Hamilton mude sua tocada para se adequar ao SF-25. A Scuderia acredita que ele deve se adaptar às características do carro, já que o britânico tem muito mais dificuldades com a traseira leve do que Leclerc, que gosta desse estilo de carro.

A Ferrari tradicionalmente teve um carro mais próximo do estilo de Hamilton nos últimos anos, com uma dianteira mais leve e uma traseira mais pregada. Mas o equilíbrio do carro da Scuderia mudou completamente com o SF-25, que foi feito de acordo com o feedback somente de Leclerc, uma vez que Sainz sairia da equipe no final do ano. E a Ferrari só notou essa diferença nas curvas de baixa na pré-temporada.

Hamilton, especialmente, tem dificuldades para se adaptar à traseira leve do SF-25 durante a classificação, em alta velocidade e nas frenagens tardias, resultando em uma média de 7,4º no grid nos cinco primeiros GPs, contra 4,8º de Leclerc. Mas as configurações que ele e a Ferrari mudaram não ajudaram.

Hamilton atrás de Charles Leclerc em todas as sessões, exceto no Q1, no GP da Arábia Saudita

Portanto, a Ferrari agora aceita que Hamilton precisará adaptar sua tocada (ou estilo de pilotagem) para se adequar ao SF-25 para que o heptacampeão de F1 extraia mais potencial do carro, como Leclerc mostrou ser possível na Arábia Saudita. Mas não há garantias de quando, ou se, Hamilton conseguirá, pois foram 18 anos usando a mesma tocada com pequenas variações.

Usar um conjunto extra de pneus macios no Q1 rendeu a única vantagem em que Hamilton ficou à frente de Leclerc. Em todas as demais sessões, incluindo o Q2, Q3 e corrida, ele ficou atrás, muito atrás.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.