Ferrari acha punição da Red Bull muito branda
sábado, 29 de outubro de 2022 às 9:20
Leclerc com Laurent Mekies
Laurent Mekies, chefe de equipe assistente da Ferrari e diretor de corrida, acha que a penalidade imposta à Red Bull Racing é muito branda. O francês julga que a punição não é suficiente para compensar a vantagem conquistada.
Após um longo período de rumores e especulações, a FIA e a Red Bull Racing finalmente chegaram a um acordo no Grande Prêmio do México em torno da violação do limite orçamentário de 2021.
Apesar da Red Bull ainda insistir que a equipe não teria quebrado nenhuma regra, os dois lados concordaram com uma multa de sete milhões de euros e 10% menos tempo de teste no túnel de vento para o próximo ano.
A Red Bull estava cerca de 2,2 milhões de euros acima do limite, embora grande parte desse valor seja uma dedução fiscal incorretamente documentada. De acordo com Mekies, esse valor deu à Red Bull uma vantagem excessiva, muito mais do que o que é compensado por essa penalidade.
“Dois milhões é uma quantia significativa em desempenho, equivalente a dois décimos por volta”, disse Mekies em resposta à punição. “Não entendo como os dez por cento a menos de tempo de teste podem compensar essa vantagem adquirida. O orçamento não gasto em aerodinâmica ainda será usado em outros lugares…”.
O engenheiro da Ferrari não é o único a criticar a punição. Toto Wolff chamou a quantia de muito baixa, e Zak Brown espera que a FIA reprima mais ofensas semelhantes no futuro. Christian Horner, no entanto, chamou a penalidade de “draconiana”.
ferrari f1, gp mexico f1, laurent mekies, limite orcamentario, noticias formula 1 ferrari, penalidade, punição, red bull f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.