Fernando Alonso conseguirá colocar a Aston Martin entre as 3 melhores em 2023?
quinta-feira, 20 de abril de 2023 às 11:34
Aston Martin
Fernando Alonso, um dos pilotos mais consagrados ainda em atividade, surpreendeu a todos nas primeiras corridas da Formula 1 em 2023. Pela Aston Martin, conseguiu três merecidos terceiro lugares e agora tem 101 pódios pela F1.
Completando 20 anos de carreira pela principal categoria automobilística do mundo, o espanhol levantou uma questão: será que ele levará a equipe inglesa para o top 3 da temporada?
Para quem não acompanhou os últimos dois anos, a Aston Martin retornou à Formula 1 em 2021. Ela substituiu a Racing Point, mas tudo sob o controle de um mesmo investidor: Lawrence Stroll.
Com isso, seus primeiros pilotos foram o veterano Sebastian Vettel e o herdeiro do próprio Lawrence, o promissor Lance Stroll.
Após um processo de reestruturação, mudanças de estratégias, adaptação de tecnologias e regras inéditas, a construtora galgou um 7° lugar geral, com 77 pontos. Isso foi uma façanha positiva, já que conseguiram pontuar em algumas provas.
No ano seguinte, 2022, os resultados foram bem semelhantes. Na verdade, houve uma pequena queda de rendimento, mas com a conquista também do 7° lugar. Entretanto, um problema surgiu: Vettel anunciou sua aposentadoria.
Veterano e fruto de uma geração que está cada vez mais distante das vitórias, o piloto era o número 1 da Aston Martin e praticamente um mentor para Lance Stroll. Quem poderia substituí-lo?
Para manter o nível elevadíssimo que Vettel estabeleceu, a Aston Martin contratou o espanhol Fernando Alonso. Com 41 anos, Alonso estava correndo pela Alpine, após regressar de um período sabático.
Em outras palavras, ele havia se afastado da F1 e não corria desde 2018. Em 2021, foi contratado pela já citada equipe, onde dividiu os boxes com Esteban Ocon.
Pela Alpine (antiga Renault), não teve resultados tão incríveis, mas demonstrou um bom ritmo de prova. Foi até o fim em grande parte das provas em 2021, pontuou em 14 delas e até conseguiu um terceiro lugar no GP do Catar.
Já em 2022, o carro construído pelos franceses não se mostrou confiável, com 5 abandonos durante a temporada. Mesmo assim, o piloto espanhol conseguiu 81 pontos e um 9° lugar no ranking final.
Saltando pela temporada atual, a Formula 1 vive um momento em que a Red Bull domina os pódios, com Max Verstappen como grande piloto da atualidade. Mais atrás, a Ferrari tenta retornar ao topo, com uma das duplas mais promissoras dos últimos tempos.
Ainda há uma Mercedes que tenta colocar seu carro de volta à disputa após novas regras exigirem mudanças em seus bólidos. Com tudo isso, será que Alonso conseguirá uma boa temporada?
Há fortes indícios de que sim. Primeiro, ele teve um desempenho excelente após passar tanto tempo afastado. Poucos pilotos conseguiriam pontuar em tantas provas nessa situação, como ele fez em 2021.
Já em 2022, mostrou que ainda possui suas habilidades atrás do volante, compensando um carro no mínimo duvidoso.
Assim, pela Aston Martin, ele finalmente parece estar com um equipamento que faz jus às suas habilidades. Pelos testes, treinos e exibições nas três primeiras corridas do ano, o AMR23 é ágil, preciso e confiável.
Entretanto, se tudo for favorável a Aston Martin, ele pode até se aproximar da Red Bull. Afinal, possui um carro de alto nível, que alcançou marcas bem próximas da RB. Inclusive, se você for do tipo que coloca palpites online, há outros mercados disponíveis, como os de outras posições.
Talvez você se pergunte por que Fernando Alonso está recebendo tanta atenção. Correndo por uma equipe de médio porte, com 41 anos e após dois 9° lugares, não parece ter os números mais empolgantes do grid.
Entretanto, seu passado é o que faz tantos especialistas e entusiastas da F1 terem altas expectativas para com ele. Sites como o Apostaconfiável nem mesmo o colocam entre os favoritos, o que significa que ele pode ser a próxima “zebra”. Estreando pela extinta Minardi lá em 2001, Alonso só correu como piloto principal em 2003, pela Renault.
Com apenas 21 anos, conquistou uma pole position no GP da Malásia, além de uma vitória na Hungria.
No ano seguinte, ainda pelos franceses, esteve em três pódios e conquistou um emocionante quarto lugar. Com isso, já mostrava quão capaz era, faltando apenas um pouco de experiência e um carro melhor.
No ano seguinte, 2005, a Renault finalmente acertou na construção do carro, permitindo que Alonso tivesse uma temporada incrível. Foram 14 pódios, 7 vitórias e 133 pontos que o levaram a conquistar seu primeiro campeonato.
Em 2006, repetiria o feito, com uma temporada quase idêntica. Muitos consideravam que seria o próximo Schumacher. Inclusive, venceu o título daquele ano no GP do Brasil, no mesmo dia em que o alemão correu pela última vez.
Entretanto, o futuro não lhe foi favorável. Após sair da Renault para correr pela McLaren, ainda conseguiu um terceiro lugar geral em 2007. Todavia, ficou em 5° e 9° nas temporadas seguintes, motivando uma troca pela Ferrari.
Pela escuderia italiana, ainda foi vice durante 3 temporadas. Após isso, retornou para a McLaren, onde teve resultados não tão interessantes até se afastar em 2018, voltando em 2021 pela já citada Alpine.
Será que esse retorno será finalmente justificado com várias vitórias? Resta esperar e torcer para que um dos maiores pilotos das últimas décadas encerre sua carreira em grande estilo.
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