Felipe Drugovich é campeão da F2 em Monza

sábado, 10 de setembro de 2022 às 13:47

Felipe Drugovich

Felipe Drugovich garantiu antecipadamente o título da Fórmula 2 apesar de ter assistido quase toda a sprint race de Monza do pit wall.

A prova foi vencida por Juri Vips, enquanto Drugovich e seu rival Theo Pourchaire não pontuaram. A vantagem de 69 pontos do brasileiro não pode ser revertida nas três corridas restantes.

Largando em 12º, Drugovich foi empurrado para a grama por Amaury Cordeel na saída da chicane Roggia e o toque quebrou sua suspensão.

Olli Caldwell e Tatiana Calderon também bateram perto da primeira Lesmo, provocando um período de safety car na segunda volta.

A relargada ocorreu na volta 4 e Vips ultrapassou Frederik Vesti – que havia largado na frente do grid parcialmente invertido – na freada da primeira chicane.

Mais atrás, Pourchaire tentava escalar o pelotão, passando Marino Sato na primeira Variante e em seguida Ralph Boschung na Ascari. Ele também quase se tocou com Cordeel quando o superou na Roggia.

Jehan Daruvala tomou a terceira colocação de Ayumu Iwasa na abertura da 10ª volta, enquanto Vesti parecia não conseguir acompanhar o ritmo de Vips, perdendo mais de dois segundos para o líder.

Na volta 14, a recuperação de Pourchaire foi interrompida quando ele foi para a brita na saída da Roggia enquanto lutava com Liam Lawson e despencou para 17º e último.

O francês também recebeu uma penalização de cinco segundos pelo incidente, tendo sido considerado culpado antes da última volta.

Do pit wall da MP Motorsport, Drugovich só pôde assistir Vips, Vesti e Daruvala receberem a bandeira quadriculada, mas ele assegurou o campeonato da F2. O brasileiro assumiu a liderança da tabela na segunda etapa em Jeddah e não perdeu mais.

Drugovich fez quatro pole positions – em Jeddah, Monaco, Spa e Zandvoort – e quatro voltas mais rápidas – nas sprints de Barcelona, Red Bull Ring e Zandvoort e na feature race de Paul Ricard.

Ele obteve quatro vitórias em feature race – Jeddah, Barcelona, Monaco e Zandvoort – e também venceu a sprint de Barcelona, completando um fim de semana perfeito naquele evento.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe
1 8 Juri Vips Hitech
2 9 Frederik Vesti ART
3 2 Jehan Daruvala Prema
4 6 Logan Sargeant Carlin
5 20 Richard Verschoor Trident
6 5 Liam Lawson Carlin
7 3 Jack Doohan Virtuosi
8 24 David Beckmann Van Amersfoort
9 1 Dennis Hauger Prema
10 7 Marcus Armstrong Hitech
11 4 Marino Sato Virtuosi
12 22 Enzo Fittipaldi Charouz
13 16 Luca Ghiotto DAMS
14 21 Calan Williams Trident
15 25 Amaury Cordeel Van Amersfoort
16 17 Ayumu Iwasa DAMS
17 10 Theo Pourchaire ART
18 15 Ralph Boschung Campos
19 12 Clement Novalak MP
20 11 Felipe Drugovich MP
21 14 Olli Caldwell Campos
22 Tatiana Calderon Charouz

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.