FE – Da Costa herda vitória em Portland após punição de Evans e erro de Cassidy

sábado, 29 de junho de 2024 às 19:00

Antonio Felix da Costa

Antônio Félix da Costa (TAG Heuer Porsche), manteve a calma e foi direto para conquistar a vitória na frenética corrida do Hankook Portland EPrix deste sábado, onde um erro não forçado do líder do campeonato Nick Cassidy na penúltima volta fez com que o piloto da Jaguar TCS Racing perdesse a liderança quase no final da corrida.

Cassidy e sua equipe, Jaguar, pareciam estar com tudo sob controle em uma corrida estratégica e cheia de ação no Portland International Raceway, com o líder do campeonato assumindo a liderança no que parecia ser o momento decisivo na volta 23, quatro voltas atrás.

O piloto neozelandês teve o luxo de ter seu compatriota e companheiro de equipe, Mitch Evans, para fazer um jogo de equipe perfeito, apesar de uma penalidade de cinco segundos por causar uma colisão nos estágios iniciais. Evans ultrapassou Da Costa, o rival mais próximo de Cassidy na pista à medida que as voltas passavam, e posicionou-se logo atrás dele. Até esse momento a dobradinha da Jaguar parecia garantida.

Nick Cassidy parecia ter tudo sob controle e estava meio segundo à frente de Mitch Evans e de Antônio Félix Da Costa, mas na Fórmula E nada é certo até a bandeira quadriculada voar. Cassidy, normalmente calmo e controlado, largou na curva 11 e ultrapassou demais o meio-fio, fazendo com que seu I-TYPE 6 saísse da pista, atravessasse a grama e caísse para a posição final em 19º lugar.

Ele havia vencido aqui há um ano atrás, também largando em 10º no grid, a mesma posição que nesta 13ª rodada do atual campeonato, mas no meio da corrida comunicou pelo rádio da equipe que a batalha estratégica estava se mostrando muito mais difícil desta vez.

O piloto português Antônio Félix Da Costa venceu pela terceira vez nas últimas quatro corridas – duas consecutivas – naquela que foi a corrida mais rápida da história da Fórmula E, com uma velocidade média de 152,041 km/h, e agora é sem dúvida o mais destacado. Se não fosse por um primeiro quarto de temporada quase inútil e pelo fracasso da Misano, a 10ª temporada do campeão da sexta temporada poderia ter sido muito diferente.

Robin Frijns (Envision Racing) terminou em segundo lugar e Jean-Eric Vergne (DS PENSKE) ficou em terceiro, à frente de Edoardo Mortara (Mahindra Racing), quarto, o melhor resultado da temporada tanto para a equipe como para o piloto. Nico Mueller (ABT CUPRA) impressionou com uma longa batalha e um quinto lugar, à frente do atual campeão Jake Dennis, em casa pela equipe Andretti de Fórmula E.

Sam Bird recuperou da 19ª posição inicial para um respeitável sétimo lugar, enquanto a penalidade de Evans o levou ao oitavo lugar, à frente de Stoffel Vandoorne, da DS PENSKE, e do piloto da Porsche, Pascal Wehrlein, que recebeu um grande presente no campeonato com sua decepcionante 13ª rodada com o erro de Cassidy que custou caro.

A vantagem de Cassidy na classificação foi reduzida em apenas um ponto, para 24 pontos, sobre Wehrlein, enquanto Evans está três pontos atrás, na terceira posição. 

A TAG Heuer Porsche recuperou terreno na classificação de equipes, já que a Jaguar TCS Racing viu sua vantagem reduzida para 55 pontos. A Porsche lidera o Troféu de Construtores à frente da Jaguar, de 370 pontos para 354.

O fim de semana da Fórmula E em Portland continuará amanhã, domingo, com uma nova corrida.

Classificação da prova:

Pos. No. Equipe Piloto Carro
1 13 Porsche Antonio Felix da Costa Porsche 99X Electric Gen3
2 4 Envision Robin Frijns Jaguar I-Type 6
3 25 DS Penske Jean-Eric Vergne DS E-TENSE FE23
4 48 Mahinda Edoardo Mortara Mahindra M10Electro
5 51 Abt Cupra Nico Mueller Mahindra M10Electro
6 1 Andretti Jake Dennis Porsche 99X Electric Gen3
7 8 McLaren Sam Bird Nissan e-4ORCE 04
8 9 Jaguar Mitch Evans Jaguar I-Type 6
9 2 DS Penske Stoffel Vandoorne DS E-TENSE FE23
10 94 Porsche Pascal Wehrlein Porsche 99X Electric Gen3
11 11 Abt Cupra Lucas di Grassi Mahindra M9Electro
12 21 Mahinda Nyck de Vries Mahindra M10Electro
13 17 Andretti Norman Nato Porsche 99X Electric Gen3
14 3 ERT Sergio Sette Camara ERT X24
15 23 Nissan Sacha Fenestraz Nissan e-4ORCE 04
16 18 Maserati Jehan Daruvala Maserati Tipo Folgore
17 33 ERT Dan Ticktum ERT X24
18 22 McLaren Caio Collett Nissan e-4ORCE 04
19 37 Jaguar Nick Cassidy Jaguar I-Type 6
20 16 Envision Sebastien Buemi Jaguar I-Type 6
21 5 McLaren Jake Hughes Nissan e-4ORCE 04
7 Maserati Maximilian Guenther Maserati Tipo Folgore

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.