FE – Da Costa e Porsche comemoram grande vitória em Berlim
domingo, 12 de maio de 2024 às 14:25
Antonio Felix da Costa
Antônio Félix da Costa se estabeleceu como o “Berliner Meister” com uma terceira vitória recorde em Tempelhof neste domingo, dando à Porsche sua primeira vitória em casa na Fórmula E no E-Prix de Berlim.
Da Costa liderou na largada na rodada inicial de ativação do MODO ATAQUE, com os Porsches correndo dois a dois e trabalhando juntos durante grande parte da primeira metade da corrida sob pressão dos Jaguares do vencedor da nona rodada, Nick Cassidy, e seu companheiro de equipe, Mitch Evans.
Evans passou para a frente do grid na volta 31 após um período de Safety Car, mas ainda tinha disponível um de seus dois MODOS DE ATAQUE para usar nos momentos finais. Da Costa conseguiu quebrar a resistência de Evans com uma frenagem tardia na forquilha que obrigou o neozelandês a frear excessivamente.
Oliver Rowland seguiu os passos de Da Costa. O piloto da Nissan, que se recuperou do 16º lugar no grid, foi então incapaz de suportar a pressão, pois, depois que Evans ativou seu segundo MODO ATAQUE, Cassidy subiu para o terceiro lugar à medida que as voltas passavam e isso enchia os espelhos retrovisores de Rowland.
Isso permitiu que Da Costa abrisse uma vantagem de um segundo na liderança e recebesse a bandeira quadriculada, alcançando sua primeira vitória desde a Cidade do Cabo em 2023 e se tornando o oitavo piloto a subir ao pódio na temporada 10. O português havia vencido este ano em Misano, mas foi desclassificado por violação técnica.
Cassidy se aproximou de Rowland e o ultrapassou na última curva, fazendo a volta mais rápida no processo, levando o piloto da Nissan a se contentar com o terceiro, enquanto a Porsche tinha dois carros entre os quatro primeiros, com Pascal Wehrlein lutando de braços dados com o atual o campeão Jake Dennis (Andretti) pelo quarto lugar.
Evans terminou em sexto, enquanto Jehan Daruvala (Maserati MSG Racing) foi sétimo depois de subir do 13º lugar, marcando o melhor resultado de um piloto indiano na Fórmula E.
Taylor Barnard (NEOM McLaren) realizou mais feitos heróicos em seu fim de semana de estreia na categoria. O piloto de 19 anos, que entrou para substituir o lesionado Sam Bird, lutou da 18ª posição até a oitava posição final.
Joel Eriksson (Envision Racing) alcançou o seu melhor resultado com um nono lugar e Jean-Eric Vergne (DS PENSKE) completou o top 10.
Cassidy deixa Berlim com uma impressionante marca de 45 pontos que o deixa na frente do campeonato com 140 pontos, contra 124 de Wehrlein. Rowland é o terceiro com 118. A Jaguar TCS Racing lidera a classificação da equipe com 237 pontos, enquanto a TAG Heuer Porsche é a segunda com 183.
A Fórmula E seguirá para a China para duas corridas em Xangai, nos dias 25 e 26 de maio.
Antonio Felix da Costa, formula e
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.