Fábrica da Alpine em Viry-Châtillon pode entrar em greve
quarta-feira, 31 de julho de 2024 às 16:47
Alpine – Viry-Châtillon
Todas as equipes de Fórmula 1 devem fechar totalmente suas fábricas por duas semanas durante as férias de agosto. O regulamento exige isso e eles enfrentam severas punições se não cumprirem.
As equipes podem escolher quando querem fechar as portas por quinze dias. As férias começaram na segunda-feira após o GP da Bélgica e vai até a semana de 19 de agosto, quando começarão a montar suas instalações para o GP da Holanda.
Antes, depois ou em ambos os lados da paralisação, as equipes têm uma oportunidade valiosa de trabalhar em seus carros. Alguns podem já estar voltando sua atenção para seus carros de 2025, mas a maioria ainda estará predominantemente focada em 2024.
Agora é o momento dos planos de desenvolvimento para o restante da temporada são colocados em prática. Isso torna agosto um período crucial para determinar o resultado do campeonato de cada piloto e equipe. Todas elas têm adversários a serem batidos em ambos os campeonatos
A Red Bull atualmente lidera os construtores, mas a McLaren reduziu drasticamente a vantagem para 42 pontos em meio às dificuldades de Sergio Perez e ao RB20 que perdeu totalmente sua dominância. O ressurgimento da Mercedes provavelmente chegou tarde demais para desafiá-los — eles estão 143 atrás da Red Bull — mas eles podem mirar na Ferrari e até na McLaren, caso os laranjas continuem cometendo erros estratégicos.
A Aston Martin, uma solitária quinta, deve ser uma das que começarão a priorizar 2025. RB e Haas estão brigando pelo sexto lugar atrás dela, e então há as distintas três últimas, Alpine, Williams e Sauber.
A equipe Alpine pode fazer uma greve conforme as tensões internas aumentam
Na semana passada, surgiu que havia “medos muito reais” de uma greve na fábrica da Alpine em Viry. Isso ocorre porque a equipe muito provavelmente mudará para um acordo de fornecimento de motor externo.
A Alpine teria fechado um acordo para operar unidades de potência da Mercedes, provavelmente a partir de 2026. Isso significaria o fim de sua operação de UPs para a F1, mesmo que a fábrica de Viry continue em uso para outros projetos.
Agora, de acordo com o L’Equipe, a greve proposta pode prosseguir. Um funcionário disse à publicação que “podemos não ligar os carros”.
A Alpine espera pressionar Haas e RB nas últimas 10 corridas após um resultado positivo de P9 para Esteban Ocon em Spa. Mas a interrupção interna pode atrapalhar esses esforços, pois a incerteza em torno do futuro da equipe cobra seu preço.
Uma nova equipe pode substituir a Alpine no grid de F1 de 2026
Na manhã de hoje, a Alpine confirmou que Oliver Oakes substituiria Bruno Famin como seu chefe de equipe. Em vez de perder seu emprego, Famin supervisionará os projetos não relacionados à F1 em Viry.
Oakes deixa seu posto como chefe da equipe Hitech, que corre na F2 e F3, entre outras categorias. Mas isso pode não marcar o fim de seu envolvimento.
No ano passado, o britânico se candidatou sem sucesso a uma futura vaga no grid da F1. Agora, porém, há rumores de que a Hitech pode comprar a Alpine antes da temporada de 2026, tomando um caminho diferente para o esporte.
A Alpine já começou a testar um motor com novo visual para os regulamentos revisados. A General Motors está aparentemente interessada em comprá-lo para aumentar as chances da Andretti entrar na Fórmula 1.
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