F2 – Zak O’Sullivan vence ajudado pelo Safety Car Virtual em Mônaco

domingo, 26 de maio de 2024 às 7:20

Zak O’Sullivan

Zak O’Sullivan venceu a corrida principal de Fórmula 2 da FIA em Mônaco a partir de 15º com um Safety Car Virtual bem cronometrado, à frente de um decepcionado Isack Hadjar.

Richard Verschoor liderou sua primeira corrida de F2 partindo da pole com uma largada perfeita à frente de Hadjar. Victor Martins iniciou em segundo no grid, mas caiu para 14º depois de uma má largada.

Jak Crawford, da DAMS, foi o primeiro a abandonar a corrida depois que o contato com Kush Maini no hairpin o fez bater na parede. Os comissários não concluíram nenhuma ação adicional.

Paul Aron estabeleceu uma série de voltas mais rápidas durante as primeiras etapas da corrida. Ele era terceiro antes do pit stop atrás de Hadjar, mas lutou para encontrar um caminho.

Líder da corrida, Verschoor veio ao rádio na volta 19 para relatar um problema com seu carro. Sua diferença para Hadjar caiu de 3 segundos para 0s4. O problema aparentemente se corrigiu, mas não completamente. Ele conseguiu permanecer temporariamente na liderança, mas estava perdendo muito tempo na reta de largada.

Aron foi o primeiro dos líderes a parar para colocar pneus novos na volta 22. Ele foi seguido por Kimi Antonelli, que perseguia Franco Colapinto pelo quarto lugar. Fora dos boxes, Antonelli foi recebido por seu companheiro de equipe PREMA, Ollie Bearman e a dupla lutou muito durante o primeiro setor por posição, mas Bearman saiu na frente.

Verschoor finalmente parou na volta 23 e saiu à frente de Hadjar. Ainda com problemas, ele lutou na reta principal em busca de força, tornando-se um alvo fácil. Ele abandonou na volta 30 depois de cumprir uma penalidade de 5 segundos por sair da pista e ganhar vantagem.

A partir do 12º lugar, Bearman se beneficiou enormemente do infortúnio de Verschoor. A PREMA optou por pará-lo no box enquanto o pelotão da frente estava indo devagar, permitindo-lhe abrir caminho para o terceiro lugar. Também ganhou Juan Manuel Correa que o seguiu de perto, mas acabou não conseguindo passar.

O’Sullivan liderou a corrida sem parar nos boxes e esperou até à volta 40/42 para fazer a sua parada obrigatória. O’Sullivan conquistou a vantagem quando Josh Dürksen fez forte contato com Zane Maloney na saída dos boxes, trazendo o Safety Car Virtual.

Como ele parou antes do VSC ser lançado (por segundos), ainda contava com seu pit stop obrigatório, dando-lhe a liderança da corrida. Um frustrado Hadjar estava logo atrás dele quando o VSC foi retirado, mas os pneus mais novos de O’Sullivan lhe deram a vantagem que precisava para receber a bandeira quadriculada.

Com isso, Aron agora lidera a classificação de pilotos à frente de Maloney após cinco rodadas iniciais consistentes. Os brasileiros Gabriel Bortoleto e Enzo Fittipaldi terminaram respectivamente em oitavo e 12º.

Classificação da prova:

Pos Carro Piloto Equipe
1 2 Zak O’Sullivan ART
2 20 Isack Hadjar Campos
3 17 Paul Aron Hitech
4 3 Ollie Bearman Prema
5 8 Juan Manuel Correa DAMS
6 11 Dennis Hauger MP Motorsport
7 4 Andrea Kimi Antonelli Prema
8 10 Gabriel Bortoleto Invicta
9 1 Victor Martins ART
10 5 Zane Maloney Rodin
11 25 Taylor Barnard AIX
12 14 Enzo Fittipaldi Van Amersfoort
13 12 Franco Colapinto MP Motorsport
14 21 Josep Maria Marti Campos
15 6 Ritomo Miyata Rodin
16 23 Roman Stanek Trident
17 9 Kush Maini Invicta
18 24 Joshua Duerksen AIX
22 Richard Verschoor Trident
15 Rafael Villagomez Van Amersfoort
16 Amaury Cordeel Hitech
7 Jak Crawford DAMS

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.