F1 – Wolff questiona a estratégia de combustível da Red Bull
quinta-feira, 8 de março de 2018 às 12:07
Toto Wolff
Toto Wolff, da Mercedes, acredita que a Red Bull pode ter prejudicado o desempenho por não usar o mesmo fornecedor de combustível e óleo como a equipe de fábrica Renault.
A Red Bull é a única equipe de clientes de Fórmula 1 que não usa o mesmo fornecedor como seu parceiro de motor, tendo optado por ExxonMobil em vez de BP/Castrol, que é usado pela Renault. Atualmente, a McLaren usa BP/Castrol, mas tem a intenção de mudar para a Petrobras para a próxima temporada.
A Mercedes prefere que suas equipes clientes fiquem com a Petronas, enquanto a Ferrari faz o mesmo com a Shell e as equipes que ela fornece.
Wolff insiste que os clientes se beneficiam disso porque todo o desenvolvimento e gerenciamento de dinamômetro é realizado em torno do mesmo combustível e óleo e o pacote da unidade de potência está otimizado para isso.
Em contraste, a Red Bull tem que pagar seu próprio tempo de dinamômetro na Renault quando quer usar uma nova especificação da ExxonMobil.
A McLaren usou a ExxonMobil em 2014, o único ano da equipe com o pacote Mercedes V6 híbrido, e mais tarde reconheceu que isso prejudicou o desempenho.
“A ExxonMobil é capaz de fazer um combustível de última geração, ou a BP/Castrol, ou qualquer um dos fornecedores”, disse Wolff à Autosport.
“O erro estratégico é optar pelo acordo comercial em vez de se certificar de que você está na mesma especificação de combustível e óleo que a equipe de fábrica”.
“Nossas equipes sempre usaram a Petronas, além da McLaren. Nunca foi um problema, porque estrategicamente você precisa se certificar de que está nos mesmos níveis de desempenho e, portanto, tem os mesmos fluidos, como a equipe de fábrica”.
“Estamos todos usando os mesmos produtos, porque estamos calibrando nossos motores em uma única especificação de combustível”.
combustível, dinamometro, f1, ferrari, fornecedor, mclaren, mercedes, oleo, red bull, renault, toto wolff, unidade de potencia
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.