F1 – Wolff: Futuro da Mercedes na Fórmula 1 está garantido
domingo, 14 de junho de 2020 às 19:45
Toto Wolff – Mercedes
O acionista e chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, disse que o fabricante alemão está decidido a permanecer comprometido com a Fórmula 1, apesar dos recentes rumores.
Nas últimas semanas, assim como no ano passado, houve rumores de que a Mercedes abandonaria a Fórmula 1 na véspera dos problemas financeiros apresentados pela pandemia global do coronavírus.
Relatos sugeriram que o fabricante alemão poderia vender sua participação de 70% em sua organização de Fórmula 1 como resultado da crise do Covid-19.
A sugestão era que Toto Wolff pudesse fazer parceria com o proprietário da Racing Point, Lawrence Stroll, para preencher o lugar vago da Mercedes no grid, caso a empresa sediada em Stuttgart decidisse deixar a F1. Ao discutir essas sugestões sobre a saída da Mercedes, Wolff disse que não é uma surpresa ouvir esses rumores na situação atual.
“Sempre há algum tipo de campanha ou agenda em andamento. É claro que todas as empresas automotivas enfrentam tempos difíceis e inseguros agora”, afirmou ele ao site oficial da F1.
“Todos os dias você abre uma revista ou jornal falando sobre a Volkswagen, a Renault, a FIAT ou a Daimler, e a esse respeito entendo perfeitamente que uma plataforma esportiva está sendo questionada”.
Wolff também enfatizou o fato de que a Mercedes vê a sua participação na Fórmula 1 como uma “atividade principal”. O ex-piloto disse que a abordagem da Mercedes é diferente da de alguns de seus rivais no sentido de que eles não competem simplesmente na F1 para fins de marketing, mas porque o automobilismo é o cerne do que eles fazem como empresa e lá as sinergias permanecem entre o esporte e o resto dos negócios.
“A alta cúpula da Mercedes vê a Fórmula 1 como uma atividade principal – construímos carros de passeio e carros de corrida – e, na verdade, o primeiro carro de todos os tempos da empresa foi um carro de corrida. E, a esse respeito, não a vemos simplesmente como uma plataforma de marketing que gera valiosos dólares, mas como um co-exercício. Há uma transferência de tecnologia entre os carros de produção e a Fórmula 1 e ela não está sendo criticada pela Daimler.”
“No entanto, discutimos todas as nossas atividades e investimentos todos os anos e acho que somos apenas o alvo de alguém que deseja criar algumas manchetes e ter mais cliques”.
Não há lugar fora da meritocracia na F1
Falando sobre os planos recentes da Fórmula 1 sobre uma possível introdução de equilíbrio de desempenho (como grid invertido), Wolff enfatizou inequivocamente que ele é contra qualquer forma de influência artificial. O austríaco disse que aprecia o melhor homem que ganha no esporte.
“Sou fã da meritocracia da Fórmula 1. O melhor homem e a melhor máquina vencem. É assim que sempre foi. Não há coisas enigmáticas como em outros esportes, onde foram adicionados componentes que diluíram o esporte.”
“Eu odeio qualquer tipo de equilíbrio de desempenho. Torna-se um jogo político e um campeonato mundial político que não cabe na Fórmula 1.”
Jack Plooij, do holandês Ziggo Sport, disse que Wolff é a favor do grid invertido, mas a Daimler é contra e Wolff não conseguiu convencê-la do contrário, ainda.
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