F1 – Wolff explica porque vetou o grid invertido
quarta-feira, 3 de junho de 2020 às 15:24
Toto Wolff – Mercedes F1
Falando depois de revelar o cronograma das primeiras 8 corridas da temporada, o chefe da F1, Chase Carey, admitiu que a ideia de realizar corridas classificatórias de grid invertido no segundo sábado de corridas consecutivas no mesmo local foi arquivada depois de falhar em obter aprovação unânime das equipes.
Com a Mercedes sendo a única equipe a se opor à proposta, o chefe da equipe, Toto Wolff, explicou hoje o motivo pelo qual vetou a mudança.
“Parece ser um padrão comum na F1 estarmos desenterrando ideias antigas que foram analisadas anteriormente e rejeitadas”, disse ele. “Então alguém acha ótimo e está de volta à agenda.”
“Então você precisa olhar para as razões pelas quais fomos contra e há três razões fundamentais”, explicou ele.
“Primeiro, acredito que a F1 é uma meritocracia … o melhor conjunto piloto-carro vence. Não precisamos de um artifício para mudar o grid para criar corridas mais emocionantes.”
“Dois, eu sei pelas corridas de carros de turismo que as estratégias se tornam uma ferramenta muito útil quando um resultado de corrida é basicamente o grid para a próxima. Imagine um dos pilotos não correndo bem na corrida de domingo do primeiro fim de semana em Spielberg, você decide tirar o carro da corrida, que será o carro que começará na pole para a corrida de classificação.”
“E se o carro que começa na pole na corrida de classificação estiver dentro dos médios, ele certamente estará na pole no domingo e vencerá a corrida. Haverá carros no meio que defenderão e bloquearão o máximo que puderem. E, portanto, para os carros rápidos vindos de trás, isso significa mais riscos para um abandono e isso pode influenciar o campeonato.”
“E terceiro, do ponto de vista de desempenho puro, quem quer que seja o carro mais rápido, e não somos necessariamente nós, será penalizado em comparação com o segundo e o terceiro carros mais rápidos, porque eles simplesmente começarão na frente. Como sabemos, as margens são muitas vezes muito pequenas, portanto é um pouco oportunista dar uma vantagem a algumas equipes.”
Finalmente, ele disse que os fãs eram contra a proposta.
“Dissemos que não é hora de experimentar coisas que curiosamente nem sequer tinham o apoio da comunidade de fãs da Fórmula 1 … em uma pesquisa, apenas 15% manifestaram interesse em grids invertidos.”
Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas
comentarios f1, Comente sobre formula 1, f1, f1 2020, f1 grid invertido, f1 podcast, melhor site f1, mercedes f1, Mercedes veta grid invertido, toto wolff
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.