F1 – Wolff é contra mudanças radicais nos treinos de sexta-feira
quinta-feira, 15 de agosto de 2019 às 9:30
Toto Wolff
Toto Wolff acredita que a experiência da DTM com finais de semana de corrida mais curtos é uma advertência contra mudanças “radicais” como eliminar os treinos de sexta-feira na Fórmula 1.
Uma das propostas da F1 para o futuro é transferir os treinos de sexta para mais tarde ou eliminá-los inteiramente. Nos últimos anos, finais de semana de GPs que tiveram chuva na sexta tenderam a produzir provas mais interessantes porque as equipes têm menos dados e estão menos preparadas.
Entretanto, o chefe da Mercedes acredita que isso não é necessariamente um argumento favorável à redução dos finais de semana.
“Nós fizemos isso na DTM muitos anos atrás, e pareceu que o fim de semana deixou de ser espetacular e especial”, declarou Wolff. “Se for reduzido para dois dias, isso tira algum valor do fim de semana de corrida, e a F1 é o auge do automobilismo, o campeonato mundial entre os melhores engenheiros, pilotos e equipes. Portanto, é algo que eu não mudaria – eu manteria os treinos de sexta”.
Um exemplo recente da chuva na sexta-feira melhorando a qualidade do GP foi nos Estados Unidos em 2018, que terminou com três carros de três equipes diferentes usando estratégias diversas e separados por apenas alguns segundos na bandeira quadriculada. Wolff admitiu que é possível que a quantidade de treinos na sexta tenha relação direta com o espetáculo no domingo.
“Quando você não pode ajustar tão bem seu carro, tem mais lacunas”, disse ele. “Não estou inteiramente certo se é a razão para algumas equipes perderem rendimento e outras andarem melhor, mas pode muito bem ser o caso”.
Apesar de Wolff ser favorável a manter os treinos livres na sexta-feira, ele não é contra fazer alterações no formato.
“Nós poderíamos pensar em encurtar uma sessão na sexta ou reduzir o tempo dos treinos para 60 minutos ao invés de 90”, acrescentou ele. “São coisas que valem a pena considerar, mas eu não apoiaria um cancelamento radical da sexta-feira”.
autoracing, chefe, eliminação, equipe, f1, formula 1, formula-1, livres, mercedes, mudanças, noticias, oposição, preocupação, proposta, sexta-feira, toto wolff, treinos
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.