F1 – Wolff: Daimler continuará na F1 se reduzir seu investimento
sexta-feira, 6 de dezembro de 2019 às 14:22
Daimler – Stuttgart
A Mercedes estará na Formula 1 “a longo prazo” somente se puder reduzir a contribuição da controladora Daimler, de acordo com o chefe da equipe, Toto Wolff.
No início deste ano, as contas da Mercedes, documentando seus gastos em 2018, revelaram uma contribuição líquida da Daimler de menos de £ 40 milhões, com o prêmio em dinheiro da F1 e os patrocínio com a maior parte de seu orçamento.
O pessoal sênior da Daimler esteve presente no final da temporada em Abu Dhabi no último final de semana, com a integrante do conselho Britta Seeger recebendo o troféu do campeonato dos construtores no pódio.
Wolff acredita que o valor que a Mercedes obtém do seu programa de F1, que conquistou os últimos seis títulos de pilotos e construtores, é um fator importante em suas chances de continuar, mas parou de dizer que o futuro da equipe está garantido.
“Eu sou o responsável pelas atividades de corrida de automóveis”, disse Wolff. “Mas também sou o primeiro a reconhecer que os tempos na indústria automobilística estão mudando e que todas as atividades precisam ser observadas.”
“A Formula 1 e o automobilismo geralmente são uma atividade que acreditamos que faz parte do nosso DNA principal. O primeiro Mercedes de todos os tempos foi um carro de corrida.”
“Acho que precisamos nos tornar mais eficientes. Precisamos fornecer um caso comercial sólido.”
“Precisamos reduzir a contribuição ($$$) da Daimler na equipe e, se conseguirmos isso, continuaremos na F1 a longo prazo.”
A equipe de F1 da Mercedes foi revivida em 2010, 55 anos após sua entrada inicial, e levou apenas 2 anos para vencer novamente.
A Mercedes terminou em segundo lugar no campeonato de construtores em 2013, mas seu passo principal ocorreu um ano depois, quando passou para os motores turbo-híbridos V6 e iniciou um período de dominação sem precedentes.
O histórico da marca da F1 conta 12 títulos e 93 vitórias, mais de 100 pole positions e quase 200 pódios desde 2010.
“A F1 representa um dos melhores retornos sobre investimentos em todo o grupo Daimler”, disse Wolff. “Estamos gerando mais de 1 bilhão de euros em retorno. E no final, é tudo sobre a marca.”
“Acho que o que estamos fazendo é um ótimo entretenimento, mas também é tecnologia.”
“São os motores híbridos mais eficientes do mundo e dão à marca uma imagem esportiva.”
“Desde que começamos nossa jornada de sucesso em 2014, participamos da criação de uma imagem diferente da marca da Mercedes.”
Wolff tem razão. Não é mera coincidência que a importante e lucrativa Divisão de carros esportivos AMG da Mercedes ultrapassou as vendas da Divisão M da BMW pela primeira vez na história.
“É claro que os carros de passeio, o estilo e a tecnologia são a parte mais relevante, mas acho que vencer GPs de F1 adicionou yma contribuição para mudar a maneira como a marca está sendo percebida.”
“E é por isso que os membros do conselho estiveram em Abu Dhabi, é um exercício positivo, é algo que a Daimler realmente se beneficia.”
Há várias maneiras de reduzir o investimento da Daimler na equipe Mercedes. Hoje ela é dona de 60% da equipe. Wolff tem 30% e parte que era de Lauda, 10%, ainda não está claro se a Daimler comprou.
A Daimler pode vender parte de sua participação para investidores, fundos de investimento ou mesmo para Toto Wolff. Em Abu Dhabi, como o Autoracing já havia publicado, havia membros seniores de um grande Fundo de Investimento no box da equipe.
Outra maneira de reduzir os investimentos da Daimler é encontrar mais patrocinadores.
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