F1 – Whiting explica porquê Verstappen não foi penalizado
segunda-feira, 26 de março de 2018 às 12:38
Max Verstappen e Fernando Alonso
Max Verstappen não foi penalizado por ultrapassar Fernando Alonso sob bandeiras amarelas porque não foi fácil comprovar à olho nu, diz Charlie Whiting.
Alonso liderava o piloto da Red Bull no GP da Austrália, quando o Virtual Safety Car veio para retirar o Haas de Romain Grosjean.
Verstappen, a seguir, passou Alonso, mas assim que o espanhol entrou na zona de bandeira amarela.
A Red Bull pediu ao controle de corrida para esclarecer e uma vez que foi definido que ele tinha ultrapassado na zona amarela, Verstappen cedeu a posição à Alonso.
“A Red Bull disse ‘Achamos que Fernando estava na frente'”, explicou o diretor de prova da FIA, Whiting, ao site Motorsport.com. “Eu queria verificar porque não estava completamente claro”.
“Pedi aos cronometristas para confirmar qual carro era o primeiro e disseram que era Alonso em um décimo de segundo. E é por isso que foi difícil enxergar a olho nu – a menos que você tenha a facilidade de reproduzir isso lentamente, e esse tipo de coisa”.
“Temos que ter certeza, e assim que conseguimos, eu disse para a Red Bull ‘Max tem que deixar Alonso passar'”.
Alonso terminou a corrida em quinto lugar, à frente de Verstappen, que não conseguiu encontrar um caminho nas últimas voltas.
bandeira amarela, charlie whiting, f1, fernando alonso, max verstappen, mclaren, penalidade, punição, red bull, ultrapassagem, vsc
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.