F1 – Vídeo e fotos sugerem mudança aero na Mercedes para 2020
sexta-feira, 20 de dezembro de 2019 às 14:36
Mercedes W10 – 2019
Um vídeo publicado recentemente pela Mercedes no Twitter sugere que o futuro W11 da equipe da próxima temporada pode estar seguindo um novo conceito aerodinâmico.
Desde 2014, os carros Prateados dominam o campeonato mundial de F1, com seus criadores adotando sua própria filosofia de design e se esquivando das tendências.
Por exemplo, este ano o Mercedes W10 foi o único projeto de 2019 a não adotar a entrada lateral de ar no alto do sidepod iniciada pela Ferrari em 2017 e endossada pela maioria das equipes em 2018.
Em fotos, nota-se a montagem da longarina de proteção contra impacto lateral (SIPS) está mais baixa no W11, sugerindo uma possível mudança aerodinâmica externa.
Comparando as fotos do W10 (2019) e W09 (2018), a distância entre esta montagem e a borda do cockpit é claramente maior no W11 (veja as setas amarelas abaixo) do que em seus antecessores.
O SIPS alojado no sidepod requer um posicionamento ideal para garantir a menos interrupção possível do fluxo de ar para os radiadores.
Nesta imagem, que a Mercedes pode ter divulgado inadvertidamente (o vídeo já foi retirado), parece que foi feito um esforço para criar um espaço maior sob a entrada.
Essa área, chamada “rebaixo”, desempenha um papel aerodinâmico crucial. Simplificando, quanto mais ar passar sob a entrada por esse espaço maior, mais o fluxo será energizado e permanecerá conectado ao carro.
A parte mais profunda do rebaixo molda o fluxo de ar ao redor do sidepod e em direção à parte traseira do carro. Um rebaixo mais alto permite que mais ar fluido e energizado seja direcionado ao difusor do carro. O fluxo energizado também ajuda a manter o ar conectado ao carro, reduzindo o atrito (arrasto) no processo e aumentando a eficiência e o desempenho do difusor.
Portanto, a abordagem de entrada da parte superior da Mercedes exige um posicionamento mais baixo do SIPS superior (seta azul aqui acima, à direita), semelhante ao SF90 da Scuderia (acima, à esquerda), enquanto a posição do SIPS inferior (seta verde) permanece inalterada na base.
O fato de a Mercedes ter retirado o vídeo sugere que provavelmente haverá mudanças em relação à arquitetura dos sidepods do W11.
No entanto, os Prateados ainda devem manter sua distância entre eixos longa e baixa altura e inclinação (rake). Mas surpresas são sempre possíveis.
Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas
comentarios f1, Comente sobre formula 1, f1 2020, mercedes f1, Mercedes W11 2020, novo conceito aro mercedes f1, site f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.