F1 – Vettel vence mais uma e fica perto do bicampeonato
domingo, 25 de setembro de 2011 às 14:02
Sebastian Vettel ficou muito próximo do bicampeonato mundial ao conquistar sua nona vitória da temporada 2011 no GP de Cingapura deste domingo.
Foi um verdadeiro passeio do piloto da Red Bull, que liderou da largada à bandeirada sem ser ameaçado em nenhum momento. Agora, ele só precisa marcar um ponto no GP do Japão daqui a duas semanas, isso se Jenson Button (McLaren) vencer a prova. Caso contrário, o título já será seu de qualquer maneira.
Button acelerou forte nas últimas voltas e tirou uma boa diferença em relação a Vettel, mas teve de se contentar com o segundo lugar. Mark Webber completou o pódio na segunda Red Bull. Fernando Alonso (Ferrari) chegou em quarto e Lewis Hamilton (McLaren) fechou os cinco primeiros.
Paul di Resta (Force India) obteve o melhor resultado de sua carreira até agora após uma ótima atuação que lhe rendeu o sexto lugar, à frente de Nico Rosberg (Mercedes) e de seu companheiro de equipe Adrian Sutil. Felipe Massa (Ferrari) foi o nono e Sergio Perez (Sauber) ficou com o último ponto.
A largada foi tranquila, com Vettel mantendo a liderança e Webber honrando sua “tradição” de largar mal nesta temporada, caindo de segundo para quarto. Button assumiu a segunda colocação, enquanto Hamilton foi espremido no muro interno pelo australiano da Red Bull e despencou de quarto para oitavo. Alonso completou a primeira volta em terceiro, com Massa em quinto, Rosberg em sexto e Michael Schumacher (Mercedes) em sétimo.
Na quarta volta, Hamilton contou com o DRS para ultrapassar Schumacher. O piloto da McLaren se aproximou rapidamente de Rosberg, e na passagem seguinte, também deixou a outra Mercedes para trás no mesmo ponto do circuito. Ele continuou acelerando e chegou em Massa.
Alonso começou a perder rendimento depois de dez voltas, o que permitiu a Webber fazer uma ultrapassagem impressionante, indo por fora em uma curva, saindo mais forte e colocando por dentro na seguinte. O espanhol abriu a primeira rodada de pit-stops nessa mesma volta.
Na 13ª passagem, a temporada desastrada de Hamilton teve mais um capítulo. O inglês e Massa fizeram suas primeiras paradas na mesma volta, e no retorno à pista, ele julgou mal uma tentativa de ultrapassagem e tocou no pneu traseiro direito da Ferrari, provocando um furo e também perdendo partes de sua asa dianteira. O piloto da McLaren teve de voltar aos pits para trocar o bico e também recebeu um drive-through.
As duas primeiras posições se mantiveram depois dos pit-stops – com Vettel passeando na frente, com mais de 10s de vantagem sobre Button – enquanto di Resta subiu para terceiro ao permanecer na pista, mas foi ultrapassado por Alonso na volta 19 e fez sua primeira parada na passagem seguinte.
Com a Ferrari aparentemente tendo um desgaste de pneus mais acentuado, Alonso antecipou seu segundo pit-stop, entrando na 26ª volta. Quatro voltas depois, um acidente forte entre Schumacher e Perez provocou a entrada do safety car. Ao tentar a ultrapassagem, o alemão subiu na roda traseira direita da Sauber, decolou, passou reto e bateu de frente na barreira de pneus da curva 8. Ele saiu ileso.
Aqueles que ainda não haviam parado pela segunda vez aproveitaram a oportunidade para trocar os pneus, e os quatro primeiros lugares permaneceram inalterados. Na primeira volta após a relargada, Webber aproveitou seus pneus mais novos e ultrapassou Alonso na freada da chicane, assumindo a terceira colocação.
Hamilton vinha em uma ótima recuperação, e ao ultrapassar Sutil na volta 37, ele subiu para sétimo. Nas duas passagens subsequentes, ele também superou Rosberg e di Resta, assumindo o quinto posto.
Depois de algum tempo com as posições estáveis, Webber deu início à terceira sequência de paradas na 48ª volta. Ele perdeu um lugar para Hamilton, mas ultrapassou a McLaren na pista antes de o inglês também parar.
Vettel e Button também entraram e voltaram nas mesmas colocações, enquanto di Resta continuou na pista e subiu para quinto. Com seus pneus novos, Hamilton começou a escalar o pelotão novamente. Ele passou Sutil, Rosberg e di Resta com facilidade e voltou à quinta posição.
Quando tudo parecia tranquilo nas voltas finais, Button começou a andar mais rápido do que Vettel e reduziu bastante a diferença para o líder, mas o alemão tinha tudo sob controle. Nem mesmo um acidente de Jaime Alguersuari (Toro Rosso) – cujo carro ficou parado no trecho que passa sob as arquibancadas – na penúltima passagem lhe tirou a concentração, e ele recebeu a bandeirada com 1.7s de vantagem.
Classificação da prova:
Pos Piloto Equipe Tempo 1. Vettel Red Bull-Renault 1h59:06.537 2. Button McLaren-Mercedes + 1.737 3. Webber Red Bull-Renault + 29.279 4. Alonso Ferrari + 55.449 5. Hamilton McLaren-Mercedes + 1:07.766 6. Di Resta Force India-Mercedes + 1:51.067 7. Rosberg Mercedes + 1 volta 8. Sutil Force India-Mercedes + 1 volta 9. Massa Ferrari + 1 volta 10. Perez Sauber-Ferrari + 1 volta 11. Maldonado Williams-Cosworth + 1 volta 12. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 1 volta 13. Barrichello Williams-Cosworth + 1 volta 14. Kobayashi Sauber-Ferrari + 2 voltas 15. Senna Renault + 2 voltas 16. Kovalainen Lotus-Renault + 2 voltas 17. Petrov Renault + 2 voltas 18. D'Ambrosio Virgin-Cosworth + 2 voltas 19. Ricciardo HRT-Cosworth + 4 voltas 20. Liuzzi HRT-Cosworth + 4 voltas 21. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 5 voltas Abandonos: Piloto Equipe Voltas Trulli Lotus-Renault 48 Schumacher Mercedes 29 Glock Virgin-Cosworth 10
2011, autoracing, bicampeonato, cingapura, corrida, domingo, domínio, equipe, f1, gp, mundial, noticias, noturna, red bull, Sebastian Vettel, temporada, vitoria
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.