F1 – Turquia substitui Canadá novamente no calendário
quarta-feira, 28 de abril de 2021 às 18:32
Hamilton vence Turquia 2020
Assim como já tinha sido adiantado na semana passada no Podcast Loucos por Automobilismo, foi confirmado oficialmente que a Turquia substituirá o Canadá no calendário da Fórmula 1 deste ano, depois que a corrida de 13 de junho em Montreal foi cancelada pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia de COVID-19.
A Fórmula 1 disse que estendeu o contrato de Montreal por dois anos para levar em consideração os cancelamentos, garantindo a corrida até 2031.
A corrida foi agendada para o circuito Gilles Villeneuve no fim de semana depois do GP do Azerbaijão e o circuito de Istambul da Turquia será logisticamente conveniente para o frete aéreo vindo de Baku.
A corrida turca voltou no ano passado pela primeira vez desde 2011 e também em curto prazo para reforçar um calendário devastado pela pandemia.
Vural Ak, presidente da operadora do circuito de Istambul, disse que os espectadores serão bem-vindos e espera que a corrida leve a um acordo de longo prazo.
“Temos um dos circuitos mais emocionantes do mundo, realmente queremos que o nosso povo e nossos convidados estrangeiros também façam parte dessa emoção”, disse ele.
“Graças às medidas pandêmicas e aos esforços que nosso estado realizou, planejamos colocar os ingressos à venda o mais rápido possível.”
Não houve corridas nas Américas ou no Extremo Oriente no ano passado, com a temporada reduzida a 17 GPs realizados somente na Europa e no Oriente Médio e alguns circuitos com mais de um GP.
Bolha da Fórmula 1
A F1 operou em uma bolha desde a pandemia, com equipes e funcionários regularmente testados e muitos agora vacinados, enquanto a maioria das corridas foi realizada a portas fechadas, e tem como objetivo 23 GPs neste ano.
Mais de 78.000 testes de COVID-19 realizados na última temporada produziram 78 resultados positivos e houve 14 de mais de 12.000 até agora este ano.
O esporte esperava visitar o Canadá sem uma quarentena obrigatória de 14 dias, mas uma terceira onda do vírus frustrou esses planos.
“Quero agradecer ao promotor e às autoridades canadenses por todos os esforços realizados nas últimas semanas, mas a situação das viagens impossibilitou nossos planos”, disse o CEO da F1, Stefano Domenicali.
“Eu também quero agradecer ao promotor e às autoridades na Turquia por sua vontade contínua de sediar uma corrida de Fórmula 1 que mostra o grande interesse em nosso esporte e a esperança de muitos locais em ter um GP.”
O molhado e escorregadio GP do ano passado em Istanbul Park foi realizado em novembro e produziu dois dos destaques da temporada, a primeira pole-position de Lance Stroll e Lewis Hamilton da Mercedes conquistando seu recorde de sete títulos mundiais.
A Fórmula 1 disse que trabalharia com o promotor canadense para reembolsar ou transferir as passagens.
A corrida é o segundo cancelamento do ano, depois da China, enquanto a Austrália mudou de março para novembro. As próximas duas corridas em Portugal, este fim de semana, e na Espanha serão realizadas sem espectadores.
comente f1, f1 comentarios moderados, f1 lance stroll, f1 lewis hamilton, f1 melhor site, F1 turquia, gp canada cancelado, gp turquia f1, istambul park 2021
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.