F1 – TOTALMENTE EXCLUSIVO: Achei o Dude bem solto hoje…
terça-feira, 28 de julho de 2020 às 14:30
Mercedes F1
Por: Adauto Silva
Dude, meu “chapa” da Mercedes F1 há quase 20 anos trabalhando na Formula 1, primeiro na McLaren e depois na Mercedes, teve um tempinho pra bater um grande papo comigo antes do primeiro GP da Inglaterra deste domingo e estava “soltinho” como poucas vezes antes…
Acho que você vai gostar. Eu gostei bastante!
Eu: Grannnnnde Dude, até que enfim !!
Dude: Ué, sempre falamos… já começou a gravar?
Eu: Já, mas os papos tem sido muito rápidos…
Dude: Correria grande, tudo acontecendo muito rápido! Hoje tá mais tranquilo, corrida em casa, você sabe…
Eu: A turma tá doida para as novidades !!
Dude: Não tem muita, além do que já te falei…
Eu: Vamos começar explicando porque vocês estão tão rápidos…
Dude: Não estamos tão rápidos! Os outros que estão lentos. Nós evoluímos naturalmente os tempos de 2019, mas os Vermelhos involuíram e os Touros estão claramente com algum problema. Compare os tempos desse ano na classificação com os do ano passado na Áustria e Hungria.
Eu: Na Áustria sim, mas na Hungria não tinha reparado…
Dude: Comeu barriga, Adawtow!!! Hahahahah
Eu: Acho que sim… Kkkkkk Mas é sério isso ??
Dude: Claro, depois olha os tempos. Os Vermelhos pioraram em ambas as pistas e os Touros ficaram praticamente na mesma, pouca coisa pior até.
Eu: Bem, os Vermelhos sabemos que é a UP, mas e os Touros?
Dude: Já falou com o Mate, o “eterno otimista”?
Eu: Falei semana passada. Tem algum problema na aero, ou na aero com a suspensão…
Dude: Sou pela segunda hipótese
Eu: Aero não conversando com a suspensão ??
Dude: Dianteira…
Eu: Uau…
Dude: É só um palpite…
Eu: Chute ??
Dude: Eles estão perdendo tempo na entrada da maioria das curvas
Eu: Estão tendo que tirar o pé antes ou reacelerar depois…
Dude: Tirando o pé antes, pelo que parece
Eu: Os dois pilotos ??
Dude: Nosso alvo é o Max…
Eu: E se eles acharem a solução ??
Dude: Acho que pode vir mais meio segundo nisso…
Eu: Aí fica parelho, heim Dude !!
Dude: Bem, não estamos parados, né…
Eu: O que vocês estão aprontando ??
Dude: Nada especial, mas o carro pode melhorar ainda…
Eu: Por que não estão usando o DAS no Q3 e na corrida ??
Dude: Estamos aperfeiçoando-o ainda, não queremos quebras.
Eu: Só isso ??
Dude: Como “só” isso ?? Se quebrar num campeonato mais curto, já era…
Eu: Verdade, mas daria para estar usando a pleno agora ??
Dude: Seria um pouco arriscado, então não queremos arriscar nada. Não sabemos quantas corridas vamos ter, quanto os outros vão melhorar, então estamos aperfeiçoando o sistema para não arriscar nada na hora de usá-lo a pleno vapor. Nunca o usamos em 15 voltas seguidas, por exemplo. Se quebrar ou travar com as rodas paralelas numa reta, nós marcamos zero pontos!
Eu: Você nunca tinha me dito que não usaram por 15 voltas seguidas…
Dude: Eu te disse que íamos usar aos poucos desde o começo da temporada. O problema é que a temporada só começou agora…
Eu: A UP tá um canhão !!
Dude: Tem mais pra vir, mas é aquela história… a confiabilidade é muito importante.
Eu: Sim, você me disse isso. Estão indo aos poucos.
Dude: Sim, mas já está acima do máximo da UP do ano passado
Eu: Quanto ??
Dude: Em hp? Digamos 20
Eu: Então teoricamente tem mais 30 sobrando…
Dude: Teoricamente um pouco mais…
Eu: Isso fez diferença, heim !!
Dude: Uma puta diferença!
Eu: Opa, senti firmeza agora !! Pode falar !!
Dude: O que?
Eu: Como “o que”? Você disse “um pouco mais”, “puta diferença”… pode explicar !!
Dude: A Honda chegou perto, Adawtow…
Eu: Sério ??
Dude: Sim, com a UP de 2019 talvez estivéssemos em apuros… Pensa comigo, vamos pegar a Hungria. Nós saíamos da 14 (última curva) cerca de 5 kph mais fortes que eles (Red Bull) e passávamos na linha de chegada exatamente com 5 kph de vantagem. Eles não perdiam nada da saída da 14 até a linha de chegada!
Eu: Caramba !! Mas a distância ali é curta… e lá na freada para a 1 ??
Dude: Aí é diferente porque como te disse antes, ele (Max) tinha que frear antes, não conseguia entrar na curva na mesma velocidade que nós, então a diferença era maior.
Eu: Falando em curva, a 4 da Hungria eu vi a onboard do Lewis e quase não acreditei !!
Dude: Ali era o homem vestindo a máquina, simples assim!
Eu: Impressionante… voltando ao motor…
Dude: É aquilo que já tinha te falado, o motor novo trabalha em temperatura mais alta, por isso podemos gerar e liberar mais potência que o antigo.
Eu: Você ainda não disse quanto mais… eu pensei que tivesse 30 sobrando !!
Dude: Depende de outros fatores, não tem um número exato nesse momento…
Eu: Tira uma dúvida, Dude, os motores da equipe de fábrica e das clientes é o mesmo ??
Dude: Exatamente o mesmo, tanto o hardware quanto o software.
Eu: Até o software ?? Pensei que isso poderia ser diferente…
Dude: Junto com cada spec de motor vai junto o “documento de fase”, que determina as intensidades com as quais a UP pode ser operada
Eu: É isso que determina os modos do motor ??
Dude: Exato
Eu: Quando quebra uma UP de vocês ou do cliente, vocês sabem que modo ela estava quando quebrou ??
Dude: Sim, fica tudo gravado no software o tempo todo
Eu: Mostrou na TV que às vezes o motor do carro de vocês e da Racing Point fumava em saída de curva…
Dude: Muito raramente em determinadas saídas de curva isso pode acontecer, mas não deve acontecer. O piloto é avisado para mudar alguma configuração no volante, se isso se repetir mais de duas ou três vezes
Eu: É por algum problema específico ??
Dude: Não, são vários fatores…
Eu: Quais os mais comuns ??
Dude: Mistura muito rica ou muito pobre e queima instantânea de óleo acima do normal são as mais comuns, mas existem muitas outras também que não devem acontecer
Eu: Vocês acham que a Honda chegou no motor novo da Mercedes?
Dude: No novo talvez ainda não, mas estão perto. No nosso motor de 2019 eles chegaram e talvez tenham passado um pouco.
Eu: Essa é uma info sensacional !!
Dude: Eles são muito dedicados, competentes e gastaram muito dinheiro no ano passado. E ainda tiveram a equipe junior para testar o que quisessem, me parece…
Eu: Espero que tenham feito isso dentro do regulamento…
Dude: Ah, pela cultura deles, considero muito, mas muito difícil que os japas trabalhem fora do regulamento…
Eu: Agora o assunto do dia…
Dude: A Mercedes rosa…
Eu: Kkkkkkkk… isso mesmo !!
Dude: Bom, você já sabe que eles usam nosso motor, nosso câmbio e nosso túnel de vento
Eu: Sim, isso eu sei…
Dude: Pois é. Além disso, eles compraram todas as nossas partes “não listadas”de 2019
Eu: Todas ??
Dude: Sim, as não listadas.
Eu: Os dutos de freio não eram listados…
Dude: Exato, e o freio deles é do mesmo fornecedor nosso
Eu: E o resto do carro deles ??
Dude: O que tem?
Eu: É muito parecido com o W10 (carro da Mercedes de 2019) !!
Dude: Se você tem o mesmo motor, o mesmo cambio (motor e câmbio são de 2020), usa o mesmo túnel de vento, compra todas as peças não listadas e tem 1 milhão de imagens, não é tão difícil assim fazer um carro muitíssimo parecido…
Eu: Fazer uma cópia ??
Dude: Duvido que seja uma cópia, mas se houver partes listadas exatamente iguais as nossas, eles terão que provar que eles mesmos as projetaram, que é propriedade intelectual deles.
Eu: Baseado em tudo legal que eles compraram da Mercedes, você acha possível que eles tenham feito uma cópia perfeita ??
Dude: Cópia exata não, mas super parecida sim. Eles podem até ter melhorado alguma coisa. Por exemplo, o motor atual, em geral, precisa de menos refrigeração que o de 2019. Isso altera o tamanho dos radiadores, a posição, o tamanho das entradas de ar, entre outras coisas. E isso afeta a aero. Todas essas partes certamente são diferentes no carro desse ano, tanto no nosso quanto no deles e da Williams.
Eu: Caramba Dude, você está, digamos, solto hoje!
Dude: Adawtow, com o que você já sabia, desconfio que você já tivesse deduzido quase tudo isso…
Eu: Não, muita coisa não sabia, você está me dando crédito demais… não se esqueça que não sou engenheiro !!
Dude: O lance da suspensão traseira você já tinha me perguntado sem eu dizer nada…
Eu: Bem, mas ali deduzi que com a UP nova trabalhando em temperaturas bem altas e precisando de radiadores menores, sobraria algum espaço para tornar a suspensão traseira mais aerodinâmica, digamos assim…
Dude: Tá vendo…
Eu: Bem… e Silverstone ??
Dude: Vamos para tentar ganhar as duas corridas, no seco ou no molhado!
Eu: Opa, tem previsão de chuva ??
Dude: Não olhei ainda, mas não deve ter, ninguém disse nada, então não deve ter chuva…
Eu: Quando vocês vão pra lá?
Dude: É muito perto da fábrica, Adawtow, uns 15-20 minutos com pouco trânsito…
Eu: Nossa, é perto mesmo !!
Dude: Aqui é um país pequeno, em 7 ou 8 horas de carro você atravessa a Inglaterra de norte a sul!
Eu: Ah tá… com Lewis guiando !!
Dude: Com ‘o homem’ é menos… hahahahaha!!
Eu: Falando nisso, como ele está depois de ter se engajado tanto na luta contra o racismo?
Dude: No primeiro final de semana ele parecia um pouco nervoso, normal. Muitos ataques sem sentido de todos os lados. Mas ele recebeu todo o apoio da equipe, da Daimler, o Lobo muito engajado, todos aqui dando apoio total e sincero. Aí você viu o que ele fez na Áustria na chuva e no seco (segunda corrida). Continua ‘o homem’ e agora ainda mais maduro e cascudo!
Eu: Vai para o título… vai alcançar o Schumacher !!
Dude: O foco é passar o alemão
Eu: E depois ??
Dude: Depois não sei. O futuro a Deus pertence, né Adawtow…
Eu: Kkkkkk… Dude, super obrigado pelo tempo e pelas infos maravilhosas de hoje!
Dude: Sem problemas, meu amigo. É bom conversar com gente de fora que entende!
Eu: Obrigado mesmo! Um abração em todos aí!
Dude: Aí também, grande abraço!
Adauto Silva
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