F1 – Todt diz que Ferrari impede que ilegalidade da sua UP seja divulgado
quarta-feira, 8 de abril de 2020 às 17:55
Jean Todt
O presidente da FIA, Jean Todt, disse que “adoraria” divulgar os detalhes sobre a controvérsia dos motores da Ferrari e a sanção da equipe, mas a Scuderia o impede de fazê-lo.
Falando exclusivamente à Autosport pela primeira vez desde que a disputa sobre o acordo privado entre a FIA e a Ferrari entrou em vigor sobre a legalidade do motor da Ferrari em 2019, Todt disse que suas mãos estavam atadas em termos do que pode ser dito.
Ele está claro que sentiu que a FIA fez a coisa certa ao tornar público seu acordo, em vez de mantê-lo em silêncio, e diz que pressionou os rivais da Ferrari a fazerem um protesto contra a equipe de Maranello.
“Se você me perguntar, eu adoraria poder dar a todos os detalhes da situação, mas eles – a Ferrari – se opuseram”, explicou Todt.
“Então, quero dizer, eles foram punidos, mas não podemos dar os detalhes da punição.”
“E claramente não poderíamos dizer nada.”
“Mas achamos que seria errado não dizer que o caso da Ferrari havia sido discutido e que havia uma punição, porque o que eles fizeram não foi legal”.
“Honestamente, é muito simples. Muito simples. Nós nos esforçamos muito para chegar a nossas conclusões, que as equipes]não concordam.”
“Infelizmente, é um fato consumado de questões técnicas, porque nossos técnicos disseram: “não podemos com certeza demonstrar o quanto deveríamos que eles, Ferrari, não estavam legais'”.
Sete equipes escreveram para Todt após o anúncio da FIA / Ferrari, expressando seu desconforto com o acordo e alertando que poderiam tomar medidas legais.
Desde então, a Mercedes se afastou de seu envolvimento no assunto – deixando Red Bull, Renault, McLaren, Williams, Racing Point e AlphaTauri sozinhas para considerar seus próximos passos.
Todt respondeu às cartas escritas pelas equipes, explicando por que ele acha que a FIA agiu no melhor interesse do esporte, mas diz que seus pedidos por maior transparência sobre o que aconteceu não podem ser respondidos.
“Falei individualmente com algumas das sete equipes”, acrescentou.
“Um delas, a Mercedes, decidiu que estava completamente fora de controle, apesar de ter sido um dos líderes.”
“Desde então, nunca ouvi falarem sobre o assunto.”
“Li na imprensa que foi uma discussão entre dois presidentes.”
“Recebi uma carta em resposta à minha carta, onde eles confirmaram que entendem a posição da FIA.”
“Mas isso não significa que eles ficaram felizes com a posição da FIA, e eles adorariam que a Ferrari para permitir a visibilidade do caso, o que eu também adoraria. Mas não podemos”.
Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas
comentarios f1, Comente sobre formula 1, f1, f1 2020, f1 podcast, fia, jean todt, melhor site f1, mercedes f1, motor ilegal Ferrari
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.