F1 – Todos os números dos pneus da temporada 2017
terça-feira, 26 de dezembro de 2017 às 15:52
Pneus da Fórmula 1
“De uma temporada recorde, reunimos alguns números recorde. A Fórmula 1 introduziu novos elementos radicais em seu regulamento técnico este ano, que resultaram nos carros mais rápidos já vistos na história do esporte. Assim, a nossa missão era construir os pneus mais rápidos já feitos, 25% mais largos que seus predecessores, para lidarem com as amplas velocidades nas curvas e cargas de energia, permitindo que os pilotos exigissem ao máximo desde o início até o final de cada período da disputa. Desenvolvemos esses pneus ao longo de 2016, mas eles só foram usados em um carro de 2017 a partir do primeiro teste de pré-temporada em Barcelona, na Espanha. No decorrer deste ano, a pole foi em média 2.450 segundos mais rápida do que em 2016, e a volta da corrida mais veloz foi, em média, 2,968 segundos mais rápida do que no ano passado. Apesar das forças que às vezes eram até 35-40% maiores do que 2016 nas curvas mais rápidas, nossos pneus de 2017 alcançaram todos os alvos estabelecidos no início da temporada, com um ótimo nível de confiabilidade e consistência. Agora estamos ansiosos para a próxima temporada, com um pneu ainda mais rápido introduzido na gama de 2018 e com cada composto sendo um nível mais macio, o que deve contribuir para aumentar ainda mais a velocidade e o espetáculo no futuro”, diz Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli.
PNEUS:
· Total de pneus fornecidos em 2017: 38.788
· Destes, 33.520 foram usados em fins de semana de corrida e 5.268 em testes
· Dos 38.788, 25.572 foram para uso em pista seca e 13.016 intermediários ou com chuva
· Número total de pneus usados em fins de semana de corrida: 12.920, sendo 11.532 para pista seca e 1.388 para pista molhada.
· Número total de pneus que foram recolhidos: todos.
· Número máximo de quilômetros pilotados por cada composto (excluindo testes):
o Duro: 74 km (Esteban Ocon, Force India)
o Médio: 587 km (Lance Stroll, Williams)
o Macio: 4.696 (Lewis Hamilton, Mercedes)
o Supermacio: 6.261 km (Sergio Perez, Force India)
o Ultramacio: 4.674 km (Stoffel Vandoorne, McLaren)
o Intermediário: 433 km (Lance Stroll, Williams)
o Chuva: 242 km (Felipe Massa, Williams)
PIT STOPS:
· Número total de pit stops: 533 (sendo seis drive-throughs e um stop and go)
· Isso resulta em uma média de 26.7 por corrida, e 1.5 por piloto por corrida
· Maior quantidade de pit stops em uma corrida: 41, no Grande Prêmio do Azerbaijão
· Menor quantidade de pit stops em uma corrida: 18, na Áustria
ULTRAPASSAGENS:
· Número total de manobras de ultrapassagem durante a temporada: 435*, com uma média de 21.8 por corrida
· Maior número de manobras de ultrapassagem em uma corrida com pista seca: 42, no Azerbaijão
· Maior número de manobras de ultrapassagem em uma corrida com pista molhada: 31, na China
· Menor número de manobras de ultrapassagem em uma corrida com pista seca: 1, na Rússia.
· Piloto que fez o maior número de manobras de ultrapassagens durante o ano: Daniel Ricciardo, 43.
· Piloto que fez o maior número de manobras de ultrapassagens em uma única corrida: Daniel Ricciardo, 13 (no Grande Prêmio da Inglaterra).
· Piloto que foi menos ultrapassado: Max Verstappen e Lewis Hamilton, duas vezes**
· Piloto que ganhou mais posições na primeira volta das corridas: Lance Stroll, 36 posições
· Time que fez mais ultrapassagens: Red Bull, 65 manobras – 43 de Daniel Ricciardo e 22 de Max Verstappen
· Time que foi menos ultrapassado: Red Bull, 11 (9 vezes Daniel Ricciardo e 2 vezes Max Verstappen) e Ferrari (8 Kimi Raikkonen e 3 Sebastian Vettel)
(*) Como os movimentos de ultrapassagem são calculados: uma manobra de ultrapassagem é contada como aquela que ocorre durante voltas lançadas das corridas (então não são contabilizadas as manobras realizadas na primeira volta das provas) e que são mantidas até a linha de chegada da volta. As mudanças de posição, devido a grandes problemas mecânicos ou quando retardatários são ultrapassados, não são contadas.
(**) Somente pilotos que competiram na temporada inteira são contados.
CIRCUITOS E CORRIDAS:
· A maior corrida do ano: Azerbaijão, 2 horas, 3 minutos e 55.753 segundos
· Corrida mais curta do ano: Monza, 1 hora, 15 minutos e 32.312 segundos
· Corrida mais rápida do ano: Monza, velocidade média do vencedor (Lewis Hamilton) 243.626 km/h
· Maior velocidade alcançada por um pneu Pirelli P Zero Formula 1 durante um grande prêmio: 362.4 km/h por Sebastian Vettel no México.
· Maior número de voltas mais rápidas: Lewis Hamilton, 18 (7 em corridas e 11 durante a qualificação)
· Maior número de voltas lideradas: 527, por Lewis Hamilton.
PIRELLI NA FÓRMULA 1 (DESDE 1950)
· Corridas: 340
· Vitórias: 181
· Poles: 184
· Pódios: 550
· Voltas mais rápidas: 188
· Título de pilotos: 12
· Títulos de construtores: 7
OUTROS NÚMEROS INTERESSANTES:
· Número de pilotos (incluindo pilotos reservas e novatos) que pilotaram um carro de Fórmula 1 equipado com Pirelli desde 2010: 112
· Quilômetros rodados por todos os compostos ao longo de 2017 (incluindo testes, treinos livres, qualificação e corridas): 329.170 km (excluindo pneus protótipos)
· Por composto, funciona como:
o Duro 1.549 km
o Médio 20.259
o Macio 94.893
o Supermacio 118.729
o Ultramacio 83.465
o Intermediário 7.089
o Molhado 3.186
· Distância coberta em corridas em 2017: 102.856 km
· Distância coberta durante os testes de desenvolvimento: 14.285 km
· Número de voltas mais rápidas (em qualificação e corridas) estabelecidas pelo campeão mundial em 2017: 18 (7 em corridas e 11 na qualificação)
· Velocidade média mais baixa na qual uma corrida com pista seca foi vencida em 2017: 148.176 km (Daniel Ricciardo, Grande Prêmio do Azerbaijão)
· Menores temperaturas no asfalto registradas durante uma corrida (no domingo): 14° na China
· Menores temperaturas no asfalto registradas durante um fim de semana de corrida: 14° na China
· Maiores temperaturas no asfalto registradas durante uma corrida (no domingo): 55° na Hungria
· Maiores temperaturas no asfalto registradas durante um fim de semana de corrida: 56° em Bahrain
· Temperatura ambiente mais baixa registrada durante uma corrida (no domingo): 13° na China
· Temperatura ambiente mais baixa registrada durante um fim de semana de corrida: 13° na China
· Maior temperatura ambiente registrada durante uma corrida (no domingo): 33° na Hungria
· Maior temperatura ambiente registrada durante um fim de semana de corrida: 43° no Bahrain
TESTE DE PNEUS DE 2018
· Circuitos: 8, respectivamente Abu Dhabi, Barcelona, Budapeste, Magny-Cours, Cidade do México, Paul Ricard, Sakhir, Silverstone
· Protótipos testados: 198 (147 slick, 18 intermédios e 33 pneus de chuva)
· Equipes e quilômetros conduzidos durante os testes de pneus de 2018:
o Red Bull: 2.637,74 km
o McLaren: 2.350,11
o Mercedes: 1.974,69
o Ferrari: 1.546,12
o Renault: 1.210,30
o Toro Rosso: 1.200,99
o Haas: 995,58
o Sauber: 942,58
o Williams: 936,67
o Force India: 490.66
PIRELLI EQUIPE E SEUS PESSOAS
· Membros da equipe Pirelli que viajam para cada corrida: 60 (em média)
· Nacionalidades representadas na equipe Pirelli Fórmula 1: 10
· Diferentes idiomas falados pelos membros da equipe: 10
· Comunicados de imprensa escritos pela Equipe de Fórmula 1 da Pirelli: 210
· Gráficos: 167
· Tweets de F1 enviados pela conta @PirelliSport: aprox. 2.400
· Cadernos Pirelli distribuídos ao longo da temporada: aprox. 3.000
· Convidados: 6.350
· Bonés de pódio da Pirelli vendidos: 13.580
A HOSPITALIDADE DA PIRELLI EM 2017
· Refeições servidas na unidade de hospitalidade da Pirelli (incluindo testes): 15.900
· Litros de água bebidos na hospitalidade de Pirelli durante o ano: 14.400
· Macarrão cozido pelo chef da Pirelli: 870 kg
· Arroz cozido pelo chef da Pirelli: 320 kg
· Queijo de parmesão utilizado: 120 kg
· Quilogramas de prosciutto comido: 80
· Pizzas cozidas pelo chef da Pirelli: 400
· Número de receitas de sobremesas preparadas na hospitalidade da Pirelli: 55
· Sorvetes comidos na hospitalidade da Pirelli: 7.600
· Cafés servidos na hospitalidade da Pirelli: quase 30.200
· Litros de azeite utilizados durante o ano: 520
ano, carros, elementos, formula 1, pneu, pneus, recorde, teste
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.