F1 – ‘Tempestade perfeita’ levou à quebra do motor de Vettel
quarta-feira, 6 de abril de 2016 às 14:00
Sebastian Vettel
A quebra do motor de Sebastian Vettel no GP do Bahrain foi o resultado de uma ‘tempestade perfeita’ de circunstâncias relacionadas ao mapeamento eletrônico.
O alemão não conseguiu largar em Sakhir, após o motor explodir espetacularmente na volta de formação, com fumaça saindo em ondas na parte de trás de seu carro.
Embora a suspeita inicial fosse sobre injetores de combustível quebrados, uma análise detalhada em Maranello nesta semana confirmou que foi algo totalmente diferente.
A parte que falhou foi uma válvula de escape, mas curiosamente os técnicos da Ferrari acreditam que este foi o resultado final do problema e não a causa.
Eles acreditam que um problema com os parâmetros do motor, ligados à gestão eletrônica, enquanto ele estava funcionando em baixa velocidade, desencadeou um conjunto de circunstâncias que forçou a válvula além de seus parâmetros normais de funcionamento, e causou a quebra.
A Ferrari acredita que um problema eletrônico poderia explicar por que os técnicos não tinham descoberto nenhum problema com a unidade de potência antes da corrida.
Se houvesse qualquer indício de preocupação, então a Ferrari não teria hesitado em trocar o motor antes da largada.
Enquanto que o abandono no Bahrain foi um golpe para Vettel, e significando que terá de ter um segundo motor para a China, o fato de que o problema foi eletrônico demonstra não haver nenhuma preocupação sobre a existência de um problema de projeto fundamental com a unidade de potência.
Serão tomadas medidas na corrida de Xangai para garantir que não haja repetição dos dramas quando estiver operando em baixas velocidades.
A análise do motor de Vettel também confirmou que não havia semelhanças entre sua quebra e o problema no turbo que fez Kimi Raikkonen abandonar no GP da Austrália.
australia, bahrain, combustível, diferente, eletrônico, f1, ferrari, injetor, kimi raikkonen, mapeamento, maranello, melbourne, motor, problema, quebra, sakhir, Sebastian Vettel, suspeita, turbo
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.