F1 – Smedley: “Cockpits fechados são fáceis de desenvolver”
segunda-feira, 6 de outubro de 2014 às 13:10
Rob Smedley
Rob Smedley da Williams disse que seria tecnicamente simples para introduzir cockpits fechados na F1, se a categoria decidir, após o acidente de Jules Bianchi.
A categoria tem discutido várias vezes a introdução do cockpit fechado em seus carros, desde que Felipe Massa sofreu uma lesão grave na cabeça durante o GP da Hungria em 2009 e Fernando Alonso escapou por sorte no início do GP da Bélgica em 2012.
A FIA realizou experimentos com uma capota do cockpit e Smedley disse que seria um processo simples para a categoria para implantá-los.

Cockpit de policarbonato
“Do ponto de vista técnico, é algo muito fácil de fazer”, disse Smedley. “É algo que já analisamos em muitas reuniões do grupo técnico de trabalho e fomos para trás e para frente. Se teria feito diferença no acidente que Jules teve, eu não faço ideia. Nós não sabemos o quão forte o carro de alguém está em que tipo de acidente. Trata-se de um acidente”.
Introduzindo cockpits fechados iria reabrir o debate sobre a natureza fundamental de carros de F1, mas Smedley disse que não teria nenhum problema com eles.
“Seria mudar o visual de carros de F1, que acho existir um argumento para isto – eles são (atualmente) com rodas expostas e com cockpits abertos”, acrescentou. “Será que mudaria a F1 um pouco? Acho que se compararem os carros de 2014 com os carros de 1950, eles não parecem muito semelhantes. Então, se a estética é um argumento ou não, certamente não é para mim, talvez para outras pessoas”.
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