F1 – Sebastian Vettel e Ferrari
sexta-feira, 8 de maio de 2020 às 15:20
Charles Leclerc e Sebastian Vettel
Agora que a Ferrari parece ter fechado com Charles Leclerc como seu homem para o futuro, a questão é qual papel Sebastian Vettel ainda pode desempenhar na Scuderia. Esta é uma pergunta que ele também está fazendo a si mesmo e sua resposta final pode ter um grande impacto na Formula 1.
Vettel foi trazido para a Ferrari em 2015 para lutar contra uma Mercedes suprema e finalmente trazer o título de volta para Maranello. Em 2015 e 16 não havia qualquer chance, já que os Prateados eram muito superiores.
Mas em 2017 e 2018 os Vermelhos entraram seriamente no jogo, mas tanto a equipe quanto Vettel cometeram muitos erros e viram a Mercedes e Lewis Hamilton ganharem os títulos desses dois anos sem cometerem praticamente nenhum erro.
O problema é que os erros de Vettel em momentos-chave de ambos esses dois campeonatos ficaram na memória da Ferrari.
Ferrari ainda quer manter Vettel, mas não a qualquer preço
Vettel conseguiu vencer 14 vezes para a equipe em cinco anos, mas isso não foi suficiente para manter seu status de primeiro piloto dos Vermelhos. A Gazzetta dello Sport informou dias atrás que as negociações para um novo contrato falharam neste ponto. A Ferrari teria oferecido a ele um contrato de dois anos, com opção de mais.
Ele perderá seu status de número um e também ganhará o mesmo valor que Charles Leclerc. São cerca de 12 milhões de euros, o que significa cerca de 18 milhões de euros por ano a menos do que ele ganha agora. Embora Mattia Binotto tenha enfatizado várias vezes que Vettel é sua primeira escolha e eles já melhoraram a oferta com um contrato de dois anos, este parece ser o melhor negócio que eles querem oferecer a ele.
Vettel ainda não aceitou esta proposta e, portanto, grande parte do paddock está esperando para ver o que acontecerá. Há muitos pilotos que gostariam de sentar em sua Ferrari. Os candidatos mais lógicos e muito discutidos são Daniel Ricciardo, Carlos Sainz e Antonio Giovinazzi.
Os três candidatos
Estes são os três pilotos com a experiência necessária na Formula 1. A Ferrari tem alguns pilotos talentosos na F2, mas a equipe não é conhecida por assumir riscos com estreantes e, devido à crise mundial do coronavírus, eles têm cada vez menos tempo para se provar antes de 2021. O último também se aplica a Giovinazzi, que não mostrou o mínimo suficiente ao lado de Kimi Raikkonen em 2019.
Com base em seu currículo, Ricciardo seria, portanto, o homem certo para assumir o bastão de Vettel. O australiano já havia flertado com a Ferrari antes e, dada sua idade e experiência, ele deve estar no topo de seu jogo. O problema, no entanto, é que ele, assim como Vettel, tem um preço bastante alto. Algo que a Ferrari não parece estar disposta a pagar, em parte devido à crise atual e a econômica que se projeta para os próximos anos no mundo.
Além de Alain Prost ter dito recentemente que a Renault deve perder Ricciardo, o Autoracing apurou que o australiano não está satisfeito na equipe e muito provavelmente aceitaria ganhar bem menos do que os 20 – 25 milhões de euros atuais para sentar numa Ferrari. Os 12 milhões se euros oferecidos a Vettel + bônus por vitórias e títulos levariam o australiano a aceitar imediatamente o lugar do alemão nos Vermelhos.
Sainz e Vettel trocando de lugar
A Ferrari também considera Sainz como um grande candidato para o lugar de Vettel, com a vantagem de aceitar ganhar menos que Ricciardo. Ao lado de Max Verstappen na Toro Rosso anos atrás, o espanhol mostrou resultados semelhantes aos de Ricciardo x Max na Red Bull e foi convincentemente o melhor piloto do segundo pelotão na última temporada, inclusive melhor que Ricciardo. Além disso, daria a Vettel a oportunidade de embarcar em uma aventura com a McLaren.
Antes disso, o alemão tem muito em que pensar em sua casa na Suíça. Vettel é conhecido por não ter um empresário e fazer todas as suas negociações ele mesmo. Não é comum um piloto ter o destino de tantos outros pilotos em suas próprias mãos.
Mas Vettel precisa decidir logo. A Ferrari tinha dado a ele até 30 de abril para responder. Já estamos em 8 de maio…
Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas
Charles Leclerc Ricciardo lugar Vettel, comentarios f1, Comente sobre formula 1, f1, f1 2020, f1 podcast, ferrari f1, melhor site f1, Sainz lugar Vettel, Sebastian Vettel
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.