F1 – Sauber surpreende ao testar novo layout do escapamento
sexta-feira, 19 de julho de 2013 às 9:34
Sauber
O C32 da Sauber entrou na pista no teste para jovens pilotos em Silverstone com uma carenagem nova, exibindo um novo layout do escapamento.
O novo design confia nos mesmos princípios usados por Red Bull e Lotus. Assim como a Sauber agora, as laterais são inclinadas significativamente para baixo, e o fluxo de ar nessa direção ajuda a empurrar os gases de escape para o assoalho do carro.
Além disso, pequenos túneis estão incluídos nas laterais, sob a saída do escapamento e imediatamente acima do assoalho para permitir que o ar passe para o centro do monoposto, onde ele é soprado em direção à linha central do difusor, e uma pequena abertura nele pode ser usada para gerar mais pressão aerodinâmica.
A mudança é surpreendente para a Sauber, já que a equipe suíça foi a pioneira no layout do escapamento voltado para baixo. De fato, foi a única competidora que adotou tal design no inverno antes da temporada 2012.
Quando o C31 andou bem durante os testes da pré-temporada, Adrian Newey, da Red Bull, declarou que a Sauber tinha o carro mais impressionante. Ele gostou tanto do design que a equipe começou a trabalhar em sua própria versão, que transformou o RB8 em um carro campeão. No entanto, Newey, de modo crucial, pensou nos túneis para alimentar o difusor com mais ar, algo que a Sauber não conseguiu materializar.
De fato, a Sauber acreditava durante 2011 que o layout do escapamento da McLaren era uma opção melhor. O C31 foi repetidamente testado com um layout similar ao da McLaren, mas a falta de testes fez a equipe optar por encerrar a temporada 2012 com o design inclinado para baixo. O C32 deste ano então estreou com um design semelhante ao da McLaren, porém com laterais mais estreitas e mais altas.
A equipe finalmente parecia ter definido sua escolha, até a apresentação do novo design no teste de Silverstone, que pela primeira vez inclui dutos sob as saídas do escapamento. Contudo, essa configuração só foi utilizada brevemente, já que a carenagem logo começou a sofrer marcas de queimadura severas.
Essas marcas parecem mais graves do que as que a Sauber teve nos testes de inverno deste ano, e sugerem que mais trabalho de desenvolvimento será necessário para que o novo layout seja usado em corrida.
Porém, na metade de 2013, resta saber se a Sauber vai investir muito mais tempo nisso, principalmente porque os desenvolvimentos nessa área não serão possíveis no próximo ano – as regras de 2014 estipulam uma única saída do escapamento perto do centro do carro. A menos que a equipe esteja convencida de que muito tempo pode ser ganho rapidamente.
autoracing, carenagem, equipe, escapamento, esteban gutierrez, f1, formula 1, formula-1, jovens, layout, marcas, nico hulkenberg, noticias, novo, pilotos, problemas, queimadura, sauber, silverstone, teste
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.