F1 – Sainz está evitando o “grande erro” de Massa na Ferrari
quarta-feira, 14 de abril de 2021 às 9:21
Felipe Massa e Rob Smedley
Rob Smedley acredita que Carlos Sainz foi inteligente ao preferir uma abordagem discreta para a vida na Ferrari – ao contrário de Felipe Massa em 2006.
Massa e Smedley formaram uma longa e bem-sucedida parceria como piloto e engenheiro de corrida na Ferrari, e o britânico também se juntou à Williams para comandar suas operações de pista quando o brasileiro foi para lá em 2014.
Lembrado como a voz por trás da famosa mensagem “Fernando está mais rápido que você” durante o GP da Alemanha de 2010, Smedley acha que Massa foi otimista demais quando chegou na Ferrari – querendo desafiar o companheiro de equipe Michael Schumacher em sua última temporada na Scuderia.
Apesar de ter vencido dois GPs naquele ano, Massa marcou 41 pontos a menos que Schumacher, que então se aposentou da Fórmula 1 pela primeira vez.
No entanto, ao contrário de Massa, Sainz se juntou a Charles Leclerc de maneira mais cautelosa e tentará causar um impacto com passos graduais de performance enquanto mantém um bom relacionamento com seu companheiro de equipe como parece ser o caso até agora.
“A pior coisa que Carlos poderia ter feito é uma declaração ousada de que mandaria Charles (Leclerc) para casa e conquistaria o status de primeiro piloto”, disse Smedley, agora diretor de sistemas de dados da F1, no podcast F1 Nation. “Porque a pressão se acumula e a tarefa que você tem se torna quase insuperável se isso não funcionar”.
“Se nós lembrarmos quando Felipe começou como piloto oficial na Ferrari, ele cometeu o grande erro de dizer que precisava se equiparar a Michael… Michael Schumacher, heptacampeão mundial, não um piloto qualquer!”
“Felipe estava convencido de que iria se equiparar a ele, depois batê-lo e tudo mais. E tudo começou a dar errado desde o primeiro minuto. Só melhorou quando nós colocamos a equipe certa ao redor dele que o fez por os pés no chão dizendo ‘você não vai bater Michael, esqueça isso’”.
“’Você eventualmente pode conseguir, mas levará bastante tempo, então nós vamos começar a trabalhar em uma abordagem realmente estruturada, colocar muito processo por trás disso e usar seu talento natural para tirá-lo da situação em que está, só assim começaremos a progredir’”.
autoracing, carlos sainz, Charles Leclerc, comentarios f1, comente sobre F1, companheiro, comparação, equipe, f1, f1 2021, felipe massa, ferrari, formula 1, melhor site f1, Michael Schumacher, noticias, rob smedley, temporada 2006
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.