F1 – Rússia vai alegar motivos de “força maior” por atraso da inscrição
sexta-feira, 2 de agosto de 2013 às 11:11
Circuito de Sochi
As esperanças da Rússia de realizar seu GP inaugural no próximo ano podem depender da capacidade dos dirigentes de convencer a FIA de que o dossiê de inscrição foi enviado com atraso por motivos de “força maior”.
Devido a um conflito entre a Omega, organizadora da corrida, e a federação russa de automobilismo (RAF), o prazo de 31 de julho para o envio da inscrição à FIA não foi cumprido. Soube-se que a FIA enviou um e-mail à RAF dizendo que o prazo deve ser respeitado “exceto no caso de força maior”.
Porém, um porta-voz da FIA declarou à agência de notícias Ria Novosti que a perda do prazo não significa necessariamente que o GP da Rússia não será realizado. De fato, Sergei Ivanov, diretor executivo da RAF, confirmou que o dossiê de inscrição será preenchido “no formato de força maior assim que os promotores cumprirem suas obrigações”.
Contudo, de acordo com Igor Yermilin, vice-presidente da RAF, caberá à FIA decidir se a inscrição atrasada será aceita.
“É claro que a razão para a perda do prazo não é força maior”, disse ele ao site russo F1news.ru. “É um problema interno nosso. Mas, acima de tudo, não haverá dificuldades muito sérias com a inclusão da corrida no calendário, porque o GP da Rússia é importante para todos, da liderança do país até os fãs”.
“O importante é que os promotores entendam que o GP não é algo que pode ser organizado em duas semanas, mas é uma tarefa enorme. O principal problema, na minha opinião, é a falta de compreensão a respeito da enormidade do projeto. No entanto, estou mais do que otimista. O único problema é que o tempo está se esgotando”.
Por exemplo, Yermilin disse que dirigentes do GP da Rússia deveriam viajar para Spa, Monza e Cingapura a fim de passar por um treinamento específico. E o pessoal da FIA deveria viajar para Sochi, onde ocorreriam reuniões cruciais a respeito da prova, incluindo procedimentos médicos e de segurança.
“Mas hoje, sem um contrato com os promotores, a federação russa de automobilismo não tem nenhuma relação formal com o GP da Rússia”, disse ele.
2014, automobilismo, autoracing, calendario, corrida, f1, federação, fia, formula 1, formula-1, gp, inaugural, incerteza, inscrição, noticias, prazo, problemas, promotores, russia, sochi, temporada
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.