F1 revelará esquema de alternância de corridas “em breve”

sexta-feira, 6 de setembro de 2024 às 9:46

Stefano Domenicali

Stefano Domenicali afirmou que a Fórmula 1 em breve terá “muitos” GPs na Europa.

Atualmente, apesar do velho continente ser o centro histórico e tradicional da categoria, apenas nove das 24 etapas do calendário são na Europa.

Mas comenta-se que a F1 quer se expandir para novos países, desencadeando o conceito de ter algumas etapas europeias anualmente alternadas a partir do início da nova era do regulamento em 2026.

Zandvoort, Spa-Francorchamps, Imola e Barcelona são os primeiros candidatos ao esquema de alternância, permitindo que possam pagar taxas mais baixas para a F1 e ainda manter seus eventos.

Nesta semana, quando Domenicali revelou o novo patrocinador da F1, o Banco Santander, na Espanha, um repórter lhe perguntou se a Alemanha tem chance de voltar ao calendário.

“A Alemanha sempre fez parte do nosso calendário – e cheia de automobilismo e tradição automotiva”, disse ele. “Mas infelizmente não temos um GP lá atualmente”.

“Não é porque não queremos, mas porque a situação na Alemanha mudou. Estamos tentando encontrar os parceiros certos para reiniciar um diálogo construtivo”.

“A Audi está chegando à F1 e a Mercedes é uma parceira forte. Todos estão pressionando para encontrar uma solução, mas ainda não temos nenhuma”, declarou ele ao jornal Bild. “Nossa tarefa é finalmente encontrar uma”.

O problema é que, em acordo com as equipes, a Liberty Media, proprietária da F1, limitou o calendário a um máximo de 24 corridas por ano. Porém, um sistema de alternância anual dá à categoria mais espaço para se expandir na Europa.

“Em 2026, vocês verão algo interessante”, acrescentou Domenicali. “Estamos discutindo com outros organizadores na Europa para fazer algo que será anunciado em breve. 2026 será um ano em que haverá muitos GPs na Europa. No momento, temos várias opções”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.