F1 – Renault poderia trapacear com motor, se quisesse
sábado, 18 de agosto de 2018 às 9:52
Renault
O chefe da Renault, Cyril Abiteboul, pediu que os motores se tornem padronizados, a fim de eliminar todas as especulações de fraude na Fórmula 1. Abiteboul alega que os regulamentos atuais das unidades de potência são tão complexos que é quase impossível para a FIA policiar as equipes de maneira efetiva.
O francês disse que atualmente seria possível trapacear com os motores e que todas as equipes saberiam como fazê-lo. Embora Abiteboul não suspeite que alguém esteja fazendo isso, a possibilidade de que isso aconteça é o suficiente para ser um problema.
“Eu acho que, francamente, se quiséssemos trapacear com o motor atual, saberíamos como fazê-lo, e isso é um problema”, disse Abiteboul ao site Autosport. “Somos uma corporação muito grande e nunca faríamos uma coisa dessas, não podemos arcar com o risco de reputação”.
“Não estou dizendo que alguém esteja trapaceando, mas acho que seria bom se livrar de toda a especulação, fazendo alguma padronização local e direcionada, e apresentamos algumas propostas em relação a isso”, prosseguiu.
E Abiteboul sente que chegou a hora de discutir seriamente essas propostas para o bem do esporte. “Eu não quero criar um debate aqui, mas acho que precisamos pensar em como podemos ajudar a FIA, em relação à aplicabilidade dos regulamentos”, acrescentou.
“Eu realmente acredito que a complexidade do motor é tal que eu não gostaria de ter que policiar. Então, acho que precisamos descobrir isso”, explicou o francês.
“Eu realmente acredito que alguns elementos de padronização não são apenas úteis, mas absolutamente necessários, se quisermos manter alguma confiança entre todos os participantes”, concluiu ele.
Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP de Campo Grande da Stock Car!
chefe, cyril abiteboul, fraude, motor, motores, padronizados, possibilidade, problema, regulamentos, renault, site
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.