F1 – Renault irritada com banimento do modo de classificação das UPs
quarta-feira, 2 de setembro de 2020 às 20:11
Remi Taffin
O diretor técnico da Renault, Remi Taffin, disse que a proibição do “modo de classificação” no meio da temporada é “irritante”, uma vez que os motores já foram projetados assim.
Antes do GP da Espanha, a FIA anunciou em uma carta enviada às equipes que seria implementada a proibição desses modos, que oferecem um aumento de potência em curto prazo nas voltas de classificação.
E depois de alguns atrasos esta diretriz técnica entrará em vigor a partir do GP da Itália em Monza.
A Mercedes ficou compreensivelmente frustrada com a notícia, com o hexacampeão mundial Lewis Hamilton dizendo que a FIA “está sempre tentando nos atrasar”.
Mas desde então o chefe da equipe, Toto Wolff, disse que a decisão pode realmente ajudá-los a ter mais potência do motor disponível para as corridas.
Mas não é apenas a Mercedes que vê as desvantagens da decisão…
A Renault, que fornece para sua própria equipe e a McLaren, diz que é “um pouco chato” que a proibição tenha sido introduzida agora, quando os motores já foram projetados para incorporar esses modos.
Em declarações à Motorsport Magazin, Taffin disse: “No final do dia, é uma decisão da FIA. Temos que nos adaptar a isso, mas eles provavelmente deviam nos dar um pouco mais de tempo para que possamos olhar para isso.”
“O mais fácil seria, claro, usar o modo de corrida atual e usá-lo desde a primeira volta da classificação. Mas você pode imaginar que isso não é tão fácil. Você tem que reavaliar e otimizar tudo novamente – realmente fazer o trabalho novamente. A FIA tentou tornar as coisas mais fáceis e tentou satisfazer a todos, por isso adiou para Monza.”
“A FIA é muito clara sobre o que eles querem de nós agora. É um modo único. Qualquer que seja o número anterior, agora haverá apenas um.”
“Levará tempo para que esta nova diretriz técnica esteja mais refinada. Mas está tudo bem. É um processo: não é como se em Monza tudo seja preto e branco. Acho que vai evoluir. Você não pode transformar essas máquinas complexas em motores simples de um dia para o outro.”
“Quando dizemos que é um modo único para o motor de combustão interna, não basta você virar a chave e pronto. Ainda haverá muita coisa acontecendo em segundo plano.”
“O que não sabemos: até que ponto alguém vai perder ou ganhar. A única coisa que é um pouco chata é que desenvolvemos nossos motores para ter um modo de corrida e um modo de classificação. Fizemos o trabalho e no meio da temporada temos que mudar a forma como eles trabalham. Aquele que colocou seu foco na corrida vencerá. Quem se concentrou na qualificação vai perder.”
Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas
f1, f1 autoracing, gp italia f1, motor f1, motor modo classificação, remi taffin, renault f1, unidade de potencia f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.