F1 – Renault descontente com hipocrisia da Red Bull
sexta-feira, 27 de novembro de 2020 às 20:39
Marcin Budkowski
O diretor executivo da Renault, Marcin Budkowski, disse que a montadora / equipe francesa está pronta para “transigir” no congelamento dos motores e criticou a Red Bull e a Honda por votarem contra uma solução pela qual agora lutam desesperadamente.
O diretor executivo da Renault, Budkowski, disse que o fabricante francês já havia “defendido ativamente” uma restrição no desenvolvimento dos motores existentes enquanto a F1 se prepara para mudanças futuras.
Agora que a Honda anunciou que encerrará as operações da F1 no final do ano que vem, a Red Bull está pressionando por um congelamento de UP que permitirá que continue a operar seus motores existentes até que o regulamento mude.
Mas Budkowski disse: “Estávamos sempre pressionando por um congelamento antes de um novo conjunto de regulamento. Não consideramos ser razoável ter dois programas de desenvolvimento ao mesmo tempo.”
“A melhor maneira de gerenciar a introdução de um novo regulamento é congelar ou restringir severamente o desenvolvimento e manter seus recursos constantes, com pessoas e dinamômetros usados apenas para trabalhar no novo regulamento.”
“Achamos que o certo é fazer isso cerca de três anos antes, é disso que precisamos para desenvolver um novo conjunto de regulamento. Então, quando defendíamos ativamente essa solução, curiosamente a Honda se opôs.”
“A Honda foi contra a limitação de horas do dinamômetro, a Honda foi contra o congelamento do desenvolvimento através da Red Bull e é muito interessante agora que a Red Bull é a favor do congelamento, é muito interessante ver isso. Não nos opomos a isso, desde que esteja no calendário certo.”
A próxima especificação de motores, atualmente proposta para 2026, ainda não foi completamente definida, mas é provável que inclua tecnologias de emissões zero de carbono e exija recursos significativos para ser desenvolvida.
O atual regulamento do V6 híbrido está fixado até o final de 2025, e o desenvolvimento está restrito nos motores de combustão interna e armazenamentos de energia a partir de 2023.
Budkowski disse que isso já é “quase semelhante a um congelamento” e sugeriu que um congelamento poderia ser introduzido em 2022 se um acordo for alcançado sobre a introdução do novo regulamento um ano antes.
Ele acrescentou: “Se isso for meados de 22 ou final de 22, isso será discutido. Estamos alinhados com isso, é uma posição que sempre defendemos. No entanto, não podemos dizer agora que vamos para congelar o motor de 21, por exemplo, porque é tarde demais.
“Nós nos engajamos em um programa de motor com um certo ciclo de vida. Nós já pressionamos antes para congelar cedo. A decisão do esporte não era congelar cedo. Agora investimos tempo e esforço em uma nova especificação de motores.”
“Bem, estamos felizes em encontrar um meio-termo, desde que seja razoável, não apenas porque ‘de repente a Honda descobriu’ que era muito caro fazer um motor de F1, mas também porque vamos encontrar a coisa certa para o esporte.”
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